Não Alimentar

Portugal inaugura primeira instalação mundial de reciclagem de cortiça

Por a 23 de Janeiro de 2009 as 2:00

Coruche cria Observatório da CortiçaA primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça já está em funcionamento. Localizada em Portugal, mais concretamente em Santa Maria da Feira, resulta de um investimento da Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim.

A meta é “atingir uma taxa de reciclagem de 30% do mercado nacional de rolhas a médio prazo. Isto corresponde a cerca de 90 milhões de rolhas dentro de quatro a cinco anos”, explica a empresa em comunicado.

A fábrica já recebeu rolhas recolhidas pelos hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita e pela Biological. Após a reciclagem, estas serão transformadas em novos produtos de cortiça, como materiais de revestimentos, caiaques de competição, material aeroespacial e até mesmo produtos de design de moda.

A Delta Cafés e a Hovercal são os mais recentes parceiros da iniciativa que contribui para a “diminuição das emissões de carbono para a atmosfera, pois evita que as rolhas sejam incineradas ou depositadas em aterros”.

Os produtos resultantes da reciclagem serão aplicados a diversos produtos actualmente desenhados e fabricados pela CA SGPS. Estes são tão diversos como materiais de revestimentos, caiaques de competição, material aeroespacial ou, até, produtos de design para moda.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *