Starbucks abre mais três lojas este ano
O plano de expansão da cadeia norte-americana Starbucks em Portugal prevê cobrir a área da Grande Lisboa em dois anos.
Luís Mello, director de operações da multinacional para Portugal, disse, em declarações à Lusa, que em 2009 a meta é abrir mais três lojas, ou seja duplicar a rede comercial.
A chegada ao Porto está prevista para 2011, porque tem de ser montada uma estrutura “que garanta a qualidade e manutenção das características do conceito Starbucks”.
A terceira loja abre portas hoje, no Fórum Almada, depois de Alfragide, no centro comercial Allegro, e Belém. O novo estabelecimento ocupa 174 metros quadrados.
Os efeitos da crise internacional não afectaram a estratégia de expansão em Portugal, embora nos EUA a cadeia tenha encerrado algumas lojas. O plano de aberturas a nível internacional para este ano sofreu uma diminuição de 200 unidades, das 900 lojas previstas vão inaugurar 700.
A Starbucks diferencia-se dos conceitos já implementados no País, na medida em que pretende “ser o terceiro lugar entre a casa e o trabalho dos clientes e estar onde os consumidores querem que esteja”.
Parte do sortido dos estabelecimentos especializados em café é adquirido a fornecedores nacionais, como a Lactogal, a Panificação do Chiado e a Unicer.
A Starbucks opera uma rede de 16 mil estabelecimentos espalhados pelo Mundo.