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Exportação em tempos de crise

Por a 16 de Janeiro de 2009 as 2:00

sisab-logo-novo.jpg“O abrandamento da economia europeia não provocou, até agora, uma diminuição das exportações deste sector (agro-alimentar). Aliás, o crescimento das exportações do sector agro-alimentar para os mercados extra-comunitários continua a bom ritmo”, diz Carlos Morais, administrador do SISAB, o maior salão nacional para negócios de exportação, que terá lugar de 9 a 11 de Fevereiro no Pavilhão Atlântico.

Numa altura em que as empresas nacionais apertam os cordões à bolsa, o SISAB surge como uma oportunidade de negócio para as empresas portuguesas nacionais os mercados tradicionais, como Angola, Moçambique e Brasil, que vivem em contra-ciclo, imunes à crise, e apostar em novos mercados, de forma a contrariar a dependência dos clientes habituais.

“Todas as crises geram oportunidades. Vejo novas oportunidades para o sector agro-alimentar com a actual crise nos mercados financeiros. O abrandamento da economia europeia não provocou, até agora, uma diminuição das exportações deste sector. Aliás, o crescimento das exportações do sector agro-alimentar para os mercados extra-comunitários continua a bom ritmo”, prossegue Carlos Morais.

Por outro lado, mesmo em conjuntura de crise económico-financeira, os produtos alimentares e as bebidas, protagonistas do SISAB, continuam a ser bens essenciais.

A edição deste ano conta com mais 22% de expositores portugueses, que vão mostrar os seus produtos e marcas a mais de mil participantes e compradores internacionais (um acréscimo de 20% em relação ao ano passado).

Índia, Líbia e Marrocos visitam pela primeira vez Portugal e juntam-se a outras presenças assíduas, como China, Japão, Índia, Estónia, Lituânia, México, Polónia, Hungria, Eslováquia, Brasil, PALOP, Suécia, Noruega, Finlândia, Inglaterra, Dinamarca, República Checa, Estados Unidos e Canadá, entre outros.

Vão estar representados os seguintes sectores: pescado, frutas e frescos, lacticínios, pecuária, vinho, agro-alimentar, produtos biológicos, doçaria, bebidas, especiarias e produtos dietéticos

Entre as empresas portuguesas a apresentar os seus produtos/marcas encontram-se a Delta, Primor, Nobre, Sagres, Super Bock, Sumol, Compal, Cerealis, Herdade do Esporão, Sogrape, Imperial, Ferbar, Vimeiro, Lactogal, Cofaco, Azal – Azeites do Alentejo, Bacalhoa, Carmim, Gelpeixe, Saloio, Vimeiro, Aveleda, entre muitas outras.

Com a particularidade de apresentar exclusivamente marcas portuguesas ao universo internacional dos importadores do sector, o SISAB assume-se, assim, como a maior montra de produtos nacionais para o mercado da exportação.

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