Tec & Log

ANTRAM aponta dedo ao Governo em Bruxelas

Por a 16 de Janeiro de 2009 as 2:00

A Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) denunciou o Estado Português, junto da Comissão Europeia, devido à “fortíssima discrepância” entre o custo do petróleo e o preço de venda ao público dos combustíveis, informa a agência Europress, citando António Mousinho, presidente da entidade.

A queixa apresentada à comissária europeia da Concorrência, Neelie Kroes, surge depois de “vários alertas” às autoridades nacionais competentes, sobre uma eventual concertação de preços por parte das principais petrolíferas a operar em Portugal, que não obtiveram resposta.

Desde 2004, ano que assinalou a liberalização do preço dos produtos petrolíferos no País, que “os preços fixados pelas três principais petrolíferas, em produtos como gasóleo e gasolina sem chumbo, têm sido iguais e vão sofrendo alterações em sintonia”. Em 2008, no entanto, esta política “foi mais visível”.

António Mousinho deu exemplos: “quando o preço do crude subiu, o aumento reflectiu-se directamente no preço do mercado de combustíveis e quando baixou o comportamento das gasolineiras também foi homogéneo mas não acompanhou a descida na mesma proporção. Ou seja, o padrão de comportamento das petrolíferas é diferente consoante o preço do crude baixa ou sobe”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *