Emprego & Formação

Como reter o melhor talento da sua empresa?

Por a 17 de Dezembro de 2008 as 2:00

O conceito Employer Branding (EB) está a dar os primeiros passos em Portugal, sobretudo nas grandes empresas. Quem já criou uma estratégia de comunicação (marca) de recursos humanos, garante ter adquirido vantagens competitivas na atracção dos melhores talentos do mercado.

Como construir uma marca de recursos humanos? A pergunta constituiu o mote para a realização da conferência EB, organizada em conjunto pela Boyden e Learnview, que teve lugar recentemente em Lisboa e reuniu mais de 70 profissionais de recursos humanos.

“O talento é o principal factor de sucesso de uma organização. As empresas mais evoluídas têm vindo a investir na criação de uma marca” e a comunicá-la de forma a atrair os “talentos desejados e reter os existentes”, explica José Bancaleiro, partner da Boyden.

No entanto, a estratégia EB deve ser implementada “a nível do País. Se apenas as grandes multinacionais tiverem uma marca de empregador forte e uma política integrada de atracção de talentos, como acontece actualmente, Portugal corre o risco de os melhores quadros abandonarem o País”.

A filosofia da EB assenta na comunicação interna e externa da “identidade da organização”, como por exemplo das práticas de gestão, e num pacote de benefícios funcionais, económicos e psicológicos para os trabalhadores.

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