Não Alimentar

Só Portugal escapa à quebra de produção

Por a 16 de Dezembro de 2008 as 2:00

eurostat-210.jpg

Portugal é o único Estado-Membro da União Europeia (UE) em que o volume de produção industrial aumentou em Outubro face a Setembro, com uma variação de +1,3%, indica o Eurostat. Todavia, em termos homólogos, o nosso País acompanhou a tendência maioritária do espaço comum europeu, ao ver a produção da indústria cair -2,9%. Na comparação homóloga, as subidas limitaram-se a dois casos: Estónia e Polónia (+0,1%).

No conjunto da UE, tal como na Zona Euro, a diminuição mensal do indicador foi de -1,2%. Já em termos homólogos houve diferenças: entre os parceiros da moeda única, o recuo chegou aos -5,3%, ao passo que a média dos 27 não excedeu os -5%.

As maiores descidas mensais, de acordo com o organismo europeu de estatísticas, são da responsabilidade de República da Irlanda (-6,4%), Lituânia (-5,6%), Estónia (-5%), Letónia (-3,7%) e Roménia (-3,4%).

As descidas homólogas mais significativas, segundo a mesma fonte, tiveram lugar no país vizinho (-12,8%), na Estónia (-11%), na República da Irlanda (-10%), na Letónia (-9%) e em França (-7,5%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *