FMCG Marcas

Carne irlandesa não é perigosa

Por a 16 de Dezembro de 2008 as 2:00

carne-de-porco-210.jpg

O Ministério da Agricultura garante, em comunicado, que “não existe qualquer motivo de preocupação” com a carne de suíno irlandesa chegada à distribuição em Portugal, uma vez que “a quase totalidade” já foi “retirada do mercado em tempo oportuno”.

A carne confiscada será agora destruída, “em condições de segurança, sob a supervisão das autoridades oficiais competentes”, assegura a mesma fonte. Esta decisão governamental tem origem na Decisão de 10 de Dezembro do Comité da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal da União Europeia.

As garantias do Ministério encontram eco numa declaração emitida a 10 de Dezembro pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), onde consta que “os níveis de contaminantes que se acumularam eventualmente no organismo” dos indivíduos que ingeriram carne de porco da Irlanda durante os últimos três meses “são de tal modo baixos que não têm a mínima possibilidade de provocar efeitos adversos sobre a saúde”, cita o Gabinete de Jaime Silva.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os resultados positivos das análises às dioxinas mostram que o nível de contaminação é apenas “ligeiramente [superior] aos limites” estipulados pelo Regulamento comunitário 1881/2006.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *