Distribuição

Vendas no retalho britânico baixam 2,6%

Por a 11 de Dezembro de 2008 as 2:00

retalho2.jpg

De acordo com os números do Retail Sales Monitor do British Retail Consortium (BRC) e da KPMG, em Novembro, as vendas like-for-like no retalho britânico registaram uma quebra de 2,6%, enquanto as vendas totais no sector desceram pelo segundo mês consecutivo, algo que não acontecia desde 1995.

O sector não alimentar e bebidas foram os únicos a registar crescimento no mês de Novembro, enquanto mobiliário, calçado, vestuário foram os mais penalizados.

As vendas das lojas não alimentares, que incluem transacções via Internet, correio e televendas, subiram 9,5% em Novembro, correspondendo a um incremento menor que em Outubro quando as vendas subiram 16,6%.

Stephen Robertson, director-geral da BRC, refere que “os números falam por si. Estes são tempos difíceis. Os retalhistas esperam que os consumidores tenham adiado as suas compras de Natal e não cancelado as mesmas”.

O responsável adianta ainda que “com o dinheiro a ser escasso, os consumidores podem beneficiar das propostas que existem actualmente no mercado. A recente descida do IVA e das taxas de juro podem, igualmente, ajudar o consumo”.

Helen Dickinson, head of retail da KPMG, refere, por sua vez, que “existem poucas dúvidas de que o Natal chegará mais tarde para muitos retalhistas, deixando-os com pouco espaço de manobra. É possível que estes números de Novembro reflictam a espera por parte do consumidor em relação à descida do IVA e que as compras só acontecem muito perto do Natal”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *