FMCG Marcas

Láctea Antequerana prepara fusão e internacionalização

Por a 10 de Dezembro de 2008 as 2:00

lactea-antequerana-210.jpg

A empresa espanhola Láctea Antequerana “está a preparar”, em conjunto com uma sua congénere não revelada, a criação de um novo grupo económico de capitais totalmente espanhóis, vocacionado para o fabrico de produtos lácteos, adianta o proprietário, António Martín Criado.

António Martín Criado espera que a operação aconteça “no próximo ano”, e que a facturação anual da nova firma cresça até aos 200 milhões de euros. O modelo concreto ainda não está definido, mas admitem-se uma fusão, a criação de uma holding ou uma permuta de acções, mais do que uma compra directa.

Independentemente da concretização deste negócio, a empresa planeia facturar 45 milhões de euros em 2009, 50 milhões de euros em 2010, e 60 milhões de euros em 2011. Nos seus objectivos próprios, incluem-se a expansão para o Brasil, o Egipto, os EUA (excluindo Nova Jérsia, onde já está presente), a França, o México, a Polónia e o Reino Unido, com cujos potenciais distribuidores já decorrem negociações.

De acordo com o director-geral, José Manuel Parra, a gelatina será o produto exportado, visto que “a sua validade é de três a seis anos” e que “gera mais valor acrescentado que o iogurte”. A gelatina é já vendida nos mercados português, angolano, espanhol e marroquino.

A Láctea Antequerana é a terceira maior empresa do sector lácteo em Espanha, logo atrás das francesas Danone e Senoble. Das suas oito linhas de embalagem, 3 são reservadas ao iogurte, 3 aos produtos líquidos, 1 aos pudins e outra às gelatinas. Adquirida pela família Martín Redondo à anterior cooperativa de produtores, em 2000, o capital social da empresa chega actualmente aos 17 milhões de euros. A venda de produtos de marca branca à distribuição, que cresceu 30% durante este ano, já representa 71% do volume de negócio.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *