FMCG Vinhos

Champagne em queda

Por a 10 de Dezembro de 2008 as 2:00

champagne.jpg

De acordo com as contas do Comité Interprofissional do Vinho de Champagne (CIVC), pela primeira vez, desde 2000, as vendas de Champagne estão a registar uma diminuição. No final de Agosto do actual exercício, a entidade francesa registou uma quebra de 2,6% nas vendas em volume.

Esta quebra deve-se, essencialmente, às exportações que diminuíram 4,1% em volume e 0,4% em valor nos primeiros seis meses do ano, esperando os profissionais uma estagnação nas vendas anuais, dependendo ainda tudo da performance neste final de ano, tão importante para as vendas de Champagne.

Nos EUA, o segundo destino dos vinhos de Champagne, as vendas deverão cair 10%, admitindo as grandes marcas que “2009 será pior que 2008. Os importadores receberam mal os aumentos de preços entre 5 e 15% para compensar a alta do euro, melhorando a alta do dólar nos últimos tempos as perspectivas de exportação.

O mercado britânico também está a registar alguma morosidade nas encomendas e os pedidos estão a diminuir. Assim, os produtores estão a apontar as baterias para mercados como a Rússia e Ásia, embora a rentabilidade destes destinos seja menor. A decisão de Hong Kong suprir as taxas obre vinhos em Fevereiro passado joga indiscutivelmente a favor das exportações de Champagne, admite o CIVC.

Os responsáveis do CIVC esperam, inclusive, que Hong Kong possa concentrar os pedidos dos importadores e converter-se numa plataforma importante de reexpedição, particularmente para a China.

No mercado francês, as previsões são que o Champagne mantenha a sua força, consumindo cerca de 60% da produção, enquanto as vendas subiram 2,5% em volume e 3% em valor nos primeiros oito meses do ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *