FMCG Marcas

Bovinos irlandeses também contaminados com dioxinas

Por a 10 de Dezembro de 2008 as 2:00

vacas-210.jpgDepois de terem sido localizadas as 30 toneladas de carne de porco irlandesa eventualmente contaminada com dioxinas em Portugal, o ministro da Agricultura irlandês, Brendan Smith, veio a público anunciar que também os bovinos foram alimentados com as mesmas rações, correndo o risco de estar contaminados.

Foram analisadas onze explorações de bovinos, das quais três continham animais que acusaram PCB’s (policloretos bifenilos) superiores ao recomendado, disse Brendan Smith, em conferência de imprensa.

«Mas não há risco para a saúde pública e não devem ser esperados quaisquer sintomas derivados do consumo desta carne entre a população», disse o ministro irlandês.

Segundo a Comissão Europeia, há já uma fábrica de rações animais identificada como fonte da contaminação dos animais. Nina Papadoulaki, porta-voz da Comissão Europeia para a Saúde, disse que essa fábrica alimentou suínos em 10 explorações, gado ovino em 38 explorações na República da Irlanda e ainda mais nove explorações de suínos na Irlanda do Norte.

Em Portugal, a ASAE já localizou as 30 toneladas de carne de porco eventualmente contaminada, porém alguma quantidade poderá ter sido consumida, admitiu à Lusa o director de operações da ASAE, Pedro Picciochi.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *