FMCG Marcas

Novos perfumes para alimentos

Por a 9 de Dezembro de 2008 as 2:00

fruta-e-legumes-210.jpg

O Instituto de Engenharia de Alimentos para o Desenvolvimento espanhol (IIAD) e a Universidade Politécnica de Valência, em colaboração com um emblemático restaurante valenciano, desenvolveram micro cápsulas que contém aromas para potenciar os cheiros e os sabores dos alimentos. A receita junta ingredientes químicos e tecnologia.

O estudo e observação dos processos e interacções entre os componentes dos alimentos, quando estão a ser manipulados na cozinha, conduziu à investigação cujo objectivo é obter alimentos mais aromáticos e saborosos. Para degustar, por exemplo, carne vermelha enriquecida com aromas do bosque ou verduras com odor a trufa.

A base da descoberta está na ciclodextrina, um oligasacárido que se forma em alguns processos de degradação de amido. Pode ser aplicada em qualquer alimento, embora as frutas e vegetais apresentem melhores resultados, graças à sua estrutura porosa.

As micro cápsulas são impregnadas nos alimentos mediante técnicas de vácuo no interior do alimento, é uma autêntica injecção de aroma.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *