FMCG Marcas

Fileira do kiwi tem capacidade para fornecer 80% da Península Ibérica

Por a 5 de Dezembro de 2008 as 2:00

kiwi.jpgO sector do kiwi reúne condições para fornecer 80% na Península Ibérica e exportar para o Norte da Europa. A convicção é de Jaime Silva, ministro da Agricultura, citado pela agência Lusa.

“Todos os projectos de qualidade” inseridos neste sector “terão apoio comunitário”, garante o ministro. Apesar de ter uma história curta no País, que se resume a 26 anos, “o kiwi apresenta taxas de crescimento enormes, com pequenos produtores e boas empresas, e está a crescer numa lógica de fileira”.

Actualmente, “não basta produzir, é preciso também embalar, calibrar e recorrer a técnicas de marketing para comercializar”.

Jaime Silva visitou as instalações da empresa Frutos Douro e Minho, das Caldas da Taipa, Guimarães, que dedica actividade à produção de kiwi e ameixas, e sublinhou o último projecto da empresa, candidato ao Proder (Programa de Desenvolvimento da Agricultura), que aposta na investigação científica.

“Vão ser estudadas as características organolépticas do fruto, para informar o consumidor sobre o seu teor de vitaminas, de amido, fósforo e minerais”.

A Frutos Douro e Minho estima facturar 2,5 milhões de euros este ano, o dobro do volume de negócios que alcançou em 2007. A maioria da produção destina-se aos mercados internacionais, sobretudo Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *