Não Alimentar

Consumo com menos crédito mas mais contratos

Por a 5 de Dezembro de 2008 as 2:00

credito-ao-consumo-210.jpgO consumo particular está a receber menos financiamento das instituições especializadas, mas o número de contratos celebrados está a aumentar, revelou a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFIC) ao Diário Económico (DE).

De acordo com a Associação, foram concedidos no total 1,3 mil milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, o que se traduz numa redução homóloga de 2,6% e trimestral de mais de 5%. Considerando apenas o montante entregue a particulares, face ao terceiro trimestre de 2007, a queda cifrou-se nos 6,8%, todavia a quantidade de créditos aprovados evoluiu 9,4%.

Por segmentos, os maiores recuos pertencem aos créditos hipotecário (-55%), para aquisição de bens de equipamento (-37,3%), pessoal (-12,5%) e para compra de meios de transporte (-7%). Em terreno positivo, apenas ficam os créditos destinados a equipamentos para o lar e a outros serviços (10,3%) e a outras finalidades não especificadas (25%).

António Menezes Rodrigues, presidente da ASFAC, explica ao DE que “quem concede crédito está mais cauteloso e selectivo”, uma vez que a procura não tem decrescido. E desvaloriza a importância do crédito concedido para a liquidação de dívidas, argumentando que “sempre existiu”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *