Não Alimentar

Baixa de produção recorde induz recessão nos EUA

Por a 5 de Dezembro de 2008 as 2:00

bandeira-eua-3-210.jpg

A produção industrial nos EUA caiu em Novembro para 36,2 pontos, o número mais baixo desde 1982, contrariando por excesso as antevisões dos especialistas, que equacionavam 37 pontos.

A crise da produção foi um dos factores (em conjunto com as vendas, o PIB, o rendimento e o desemprego) que levaram a Agência Nacional de Investigação Económica (NBER) daquele país a decretar oficialmente a recessão na maior economia do planeta, que a Reserva Federal prevê dure até meados do próximo ano.

Tal situação terá tido início em Dezembro de 2007, o que abre a porta ao mais longo período recessivo americano desde a Grande Depressão, e faz de George W. Bush o primeiro Presidente dos EUA após Richard Nixon (1969-1974) a coexistir com duas recessões.

A NBER é um instituto privado responsável pela análise de ciclos económicos. A sua definição de recessão não se enquadra na concepção clássica de dois crescimentos trimestrais negativos do PIB, consecutivamente, mas no critério de “uma diminuição significativa na actividade durante um período sustentado de tempo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *