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New Age Marketing – Reiventar ou Estagnar

Por a 28 de Novembro de 2008 as 9:30

hays

por Inês Paes de Vasconcellos,

Reinventar-se. Esta é a necessidade com que todos os Marketeers vivem diariamente. Na óptica do consumidor, todos nós vivemos expostos a variados estímulos sem termos sequer a noção que tal acontece. Mas então, como é que é possível comunicar numa base constante sem com isto desgastar o consumidor? Inventando e reinventando novos meios.

Durante os últimos anos, a TV tem ganho a competição pelo meio que ganha a maior fatia dos budgets de marketing anuais dos anunciantes. No entanto, outros meios têm crescido e começado a ser vistos como necessários. Actualmente, e face à actual conjuntura, Marketing Managers de diversos mercados como FMCG, Financeiros, Telecomunicações ou Automóvel, têm-se deparado com a necessidade de fazer mais com menos. Aqui, a Internet e as acções no ponto de venda – BTL – surgem como uma opção bastante válida.

Web Marketing

Comecemos por analisar as repercussões que a primeira tem na especialização dos marketeers: até agora, o Product Manager passa o seu briefing à sua Agência de Meios que, por sua vez, distribui pelos diversos meios parcelas do budget do seu cliente. Agora, é necessário que a Agência ou o próprio anunciante tenham na sua equipa alguém que entenda o meio online, saiba dinamizar e optimizar as campanhas de Web Marketing, perceba de motores de busca de modo a garantir a visibilidade e notoriedade da marca na Blogosfera, saiba de Search Engine Marketing (SEM), de Search Engine Optimization (SEO) e Pay Per Click (PPC). Estes são apenas alguns dos novos conceitos e skills que são necessários dominar por parte das empresas.

Estes profissionais, ao contrário do perfil de Product Managers e Marketing Managers, são usualmente Licenciados em Comunicação – por vezes Digital – e possuem cursos de Web Marketing tirados em organismos próprios. O problema para estes profissionais em Portugal continua a ser a falta de entidades especializadas nestes cursos, o que os obriga a ir ao Reino Unido ou a ser autênticos auto-didactas. Neste momento existe, de facto, uma activa procura por parte dos anunciantes de candidatos que reúnam skills tanto a nível de marketing como a nível técnico, pois já não basta saber fazer a ponto com o departamento técnico, há que saber “pôr a mão na massa”. Uma das razões que é capaz de explicar esta necessidade é o facto das marcas saberem que a Blogosfera é um gigante mercado ainda com muito por explorar. O “Buzz”, o”mouth-to-mouth” nesta comunidade virtual é um barato e eficaz veículo de notoriedade para variadíssimas marcas.

Bellow The Line

Há pouco falámos do bem conhecido Bellow the Line. Este é um conceito já renunciado por alguns Marketeers mas que ainda continua a descrever o Marketing que é feito no ponto de venda. O último meio de comunicação antes da compra, a última oportunidade das marcas influenciarem o consumidor antes da sua decisão, é defendido por uns como sendo um meio extremamente poderoso.

Já imaginou se, em época de eleições, quando chegasse às urnas para tranquilamente votar, se deparasse com os candidatos num púlpito, cada um defendendo a sua bandeira enquanto hospedeiras vestidas com as cores dos partidos lhe oferecessem brochuras e folhetos de cada candidato? A razão pela qual esta situação não é possível, é porque efectivamente influenciaria a sua decisão. Assim, vemos o poder de estar presente no momento de decisão do eleitorado ou do consumidor.

Os profissionais desta área também se dividem entre os que trabalham no lado da Agência e os que estão no lado do Cliente. Os primeiros são profissionais extremamente operacionais, criativos e com uma constante obrigação de se reiventar. Quem está do lado do Cliente é normalmente o Trade Marketing, ou seja, aqueles que fazem a ponte entre os Gestores de Produto e o Ponto de Venda. Neste caso, a procura vai para aqueles que possuem o know-how académico orientado para a gestão mas o perfil pessoal mais virado para a área operacional, de terreno.

Procura vs Oferta

Vimos até agora dois Meios de Comunicação que nos últimos tempos têm vindo a crescer muito devido ao refinamento do consumidor, à imunidade que este foi criando face a outros Meios mais tradicionais, mas também porque a nova geração de consumidores tem um estilo de vida totalmente diferente de há 20 anos atrás. É necessário que as Marcas, os Marketeers, os Recursos Humanos das empresas e os estudantes universitários aspirantes a Marketeers, tenham esta nova realidade em conta. Ao decidir por uma Licenciatura, Pós-Graduação ou até mesmo uma carreira profissional, há que analisar o mercado, estar atento à conjuntura económica do país e tirar daí as devidas elações. Fazê-lo pode representar a diferença entre o sucesso profissional ou a contribuição para a lista dos profissionais cuja oferta é maior que a procura de mercado.

Section Manager – Lisbon, Hays Sales & Marketing,

[email protected]

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