Feiras

‘Embaixadores’ da Alimentaria querem certame forte

Por a 27 de Novembro de 2008 as 2:00

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A Alimentaria Lisboa, a mais importante mostra alimentar e de bebidas da Península Ibérica a realizar em 2009, reuniu os principais intervenientes do sector que se assumiram simultaneamente como “embaixadores” do certame.

A 10.ª edição do certame tem como presidente da Comissão Organizadora Américo Ribeiro, director-geral da Auchan Portugal que salientou “a importância da Alimentaria Lisboa não só pela participação comercial das empresas, mas também porque a feira constitui em si um fórum de informação e discussão do sector”, através das manifestações paralelas que, acrescenta o presidente, “deveriam ser apoiadas e dinamizadas pelas associações e entidades sectoriais.”

Presentes na reunião da Comissão Organizadora estiveram também o director-geral da FIL, Javier Galiana e Tony Valls, director da Alimentaria Barcelona. Valls referiu que conta com a Comissão Organizadora para “veicular os interesses e inquietudes do mercado e do sector”, tendo em conta o profundo conhecimento do mercado, das suas tendências e do comportamento do consumidor. “A feira deve ser o reflexo do mercado”, salientou o director da Alimentaria Barcelona. Foi ainda sublinhado o novo posicionamento estratégico da Alimentaria Lisboa integrando o mercado do food service devido ao seu volume e procura decisiva.

A Organização destacou ainda a importância do desenvolvimento de parcerias com valor acrescentado, no sentido de mobilizar a indústria nacional e a própria internacionalização do certame, posicionando Portugal como País de origem qualificado e ponte para os mercados internacionais.

O desafio lançado à Comissão Organizadora passa por realçar a importância do projecto Alimentaria Lisboa 09 para os vários sectores de actividade envolvidos e conseguir transmitir às empresas a relevância de incluir nos seus planos estratégicos e de marketing a participação no certame, contribuindo assim para ajudar a fortalecer e dinamizar o mercado em face de uma conjuntura adversa.

A Comissão conta ainda com o seguinte grupo de trabalho:

  • ADIPA – Associação Distribuidores Produtos Alimentares
  • AGROBIO – Associação Portuguesa da Agricultura Biológica
  • AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
  • AICC – Associação Industrial e Comercial do Café
  • ANCIPA – Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares
  • ANIA – Associação Nacional dos Industriais de Arroz
  • ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios
  • APED – Associação Portuguesa Empresas de Distribuição
  • APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes
  • APLOG – Associação Portuguesa de Logística
  • Carnalentejana, S.A.
  • Casa Agrícola Santana Ramalho
  • CENTROMARCA – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca em Portugal
  • CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos
  • Direcção Geral da Saúde
  • E. Leclerc
  • FIPA – Federação das Indústrias Agro Alimentares
  • Grupo Auchan
  • INTERBIO – Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica
  • Makro
  • Sonae Distribuição
  • Unilever Jerónimo Martins

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