‘Embaixadores’ da Alimentaria querem certame forte
A Alimentaria Lisboa, a mais importante mostra alimentar e de bebidas da Península Ibérica a realizar em 2009, reuniu os principais intervenientes do sector que se assumiram simultaneamente como “embaixadores” do certame.
A 10.ª edição do certame tem como presidente da Comissão Organizadora Américo Ribeiro, director-geral da Auchan Portugal que salientou “a importância da Alimentaria Lisboa não só pela participação comercial das empresas, mas também porque a feira constitui em si um fórum de informação e discussão do sector”, através das manifestações paralelas que, acrescenta o presidente, “deveriam ser apoiadas e dinamizadas pelas associações e entidades sectoriais.”
Presentes na reunião da Comissão Organizadora estiveram também o director-geral da FIL, Javier Galiana e Tony Valls, director da Alimentaria Barcelona. Valls referiu que conta com a Comissão Organizadora para “veicular os interesses e inquietudes do mercado e do sector”, tendo em conta o profundo conhecimento do mercado, das suas tendências e do comportamento do consumidor. “A feira deve ser o reflexo do mercado”, salientou o director da Alimentaria Barcelona. Foi ainda sublinhado o novo posicionamento estratégico da Alimentaria Lisboa integrando o mercado do food service devido ao seu volume e procura decisiva.
A Organização destacou ainda a importância do desenvolvimento de parcerias com valor acrescentado, no sentido de mobilizar a indústria nacional e a própria internacionalização do certame, posicionando Portugal como País de origem qualificado e ponte para os mercados internacionais.
O desafio lançado à Comissão Organizadora passa por realçar a importância do projecto Alimentaria Lisboa 09 para os vários sectores de actividade envolvidos e conseguir transmitir às empresas a relevância de incluir nos seus planos estratégicos e de marketing a participação no certame, contribuindo assim para ajudar a fortalecer e dinamizar o mercado em face de uma conjuntura adversa.
A Comissão conta ainda com o seguinte grupo de trabalho:
- ADIPA – Associação Distribuidores Produtos Alimentares
- AGROBIO – Associação Portuguesa da Agricultura Biológica
- AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
- AICC – Associação Industrial e Comercial do Café
- ANCIPA – Associação Nacional de Comerciantes e Industriais de Produtos Alimentares
- ANIA – Associação Nacional dos Industriais de Arroz
- ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios
- APED – Associação Portuguesa Empresas de Distribuição
- APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes
- APLOG – Associação Portuguesa de Logística
- Carnalentejana, S.A.
- Casa Agrícola Santana Ramalho
- CENTROMARCA – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca em Portugal
- CODIPOR – Associação Portuguesa de Identificação e Codificação de Produtos
- Direcção Geral da Saúde
- E. Leclerc
- FIPA – Federação das Indústrias Agro Alimentares
- Grupo Auchan
- INTERBIO – Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica
- Makro
- Sonae Distribuição
- Unilever Jerónimo Martins