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Rendas de comércio contrariam efeitos da crise

Por a 21 de Novembro de 2008 as 2:00

comercio a retalho

Lisboa é a 40ª localização de comércio mais cara do Mundo. De acordo com o estudo Main Streets Across the World 2008, desenvolvido pela Cushman & Wakefield (C&W), Chiado e Avenida da Liberdade continuam a ser as localizações mais caras da capital, que desceu duas posições no ranking relativamente a 2007.

Durante 2008, 94% das 236 principais localizações de retalho a nível mundial registaram aumentos ou estabilizações dos valores de rendas, contrariando os efeitos da crise económica global.

O valor mensal das rendas nas duas localizações mais caras de Lisboa para o comércio é de 900 euros anuais por metro quadrado (75 euros/m2/mês). “O Chiado tem verificado nos últimos anos um aumento da procura por parte dos retalhistas, que cada vez mais pretendem instalar-se nesta zona, registando valores equivalentes aos da Avenida da Liberdade. Hoje, o Chiado está definitivamente na moda, atraindo lojistas internacionais de referência”, explica Sandra Campos, Partner e directora do departamento de retalho da Cushman & Wakefield em Portugal.
A 5ª Avenida, na cidade de Nova Iorque é, mais uma vez, a localização mais cara do mundo, onde os retalhistas pagam 12.612 euros por metro quadrado por ano, o que representa um aumento de 23% desde 2007.

As localizações mais caras, tais como Hong Kong, Paris, Milão e Dublin, constituem o top 5, tendo Londres e Tóquio descido para as sexta e sétima posições, respectivamente.

A cidade de Dublin registou a maior subida no top 10, com a Grafton Street a subir duas posições no ranking, tendo entrado no grupo das cinco localizações de comércio mais caras do mundo. O valor de renda anual nesta rua é de 5.621 euros por metro quadrado.

“A procura contínua de espaços prime para retalho é guiada por vários factores. Para os retalhistas de luxo, é essencial estarem presentes nas ruas de maior prestígio mundial para o seu posicionamento, mesmo que não tenham o retorno financeiro esperado dessas lojas. O facto de uma marca de roupa estar nos locais mais importantes do Mundo, leva a vendas através de outros canais como a internet, e à venda de outro tipo de produtos associados às marcas como perfumes e acessórios”, conclui Sandra Campos.

O Main Streets Across the World 2008 monitoriza as rendas de 236 localizações de comércio em 48 países. O ranking apresentado é baseado no valor de renda anual mais elevado em cada país analisado, não incluindo custos de condomínio, impostos locais e outras despesas de ocupação.

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