Distribuição

Eroski cria join-venture e compra 12 hipermercados da sua rede

Por a 12 de Novembro de 2008 as 2:00

eroski.jpgA Eroski e o investidor privado britânico Topland criaram uma join-venture para gerirem em conjunto 12 hipermercados do grupo de distribuição espanhol, cujas áreas comerciais variam entre 5 mil e 11 mil metros quadrados.

Não foi dado a conhecer o nome da nova sociedade, cujas acções são detidas em partes iguais pelas duas empresas (50%). Ou seja, a Eroski alienou estes 12 activos à nova empresa, por 361 milhões de euros, e arrendou os espaços através da celebração de contratos de longo prazo.

A meta é focar as atenções no negócio principal e reunir massa crítica para “futuras aquisições no sector de retalho”, disse José Miguel Fernández Astobiza, director de desenvolvimento da Eroski.

O negócio, segundo a Cushman&Wakefield (C&W), que assessorou aquela que é considerada a maior operação de sale & leaseback de hipermercados em Espanha, pode atingir numa segunda fase mil milhões de euros. A transacção foi financiada por 6 bancos espanhóis.

“As operações de sale & leaseback bem estruturadas continuam a materializar-se e favorecem o sector financeiro, oferecendo segurança nas rendas e benefícios sólidos. A criação de empresas imobiliárias através deste modelo é a forma mais adequada para os investidores materializarem e aumentarem o valor dos seus activos”, sublinha Rupert Lea, director da equipa de retalho C&W em Madrid.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *