Distribuição

Vendas Sonae Distribuição aumentam 25%

Por a 6 de Novembro de 2008 as 2:00

sonae

A Sonae Distribuição viu o volume de negócios crescer 25% nos primeiros nove meses de 2008, totalizando 2,992 mil milhões de euros, contra os 2,394 mil milhões obtidos em igual período de 2007.

Já em relação ao terceiro trimestre, terminado a 30 de Setembro, as vendas do grupo aumentaram quase 24%, passando de 899 milhões para 1,112 mil milhões de euros.

Em comunicado, a Sonae Distribuição refere que “o universo de insígnias de base alimentar totalizou no período um volume de negócios de 2,070 mil milhões de euros, crescendo 22% face aos três primeiros trimestres do ano anterior”, tendo sido idêntico ao que se verificou, em termos homólogos, especificamente no 3.º trimestre do ano.

O negócio de base alimentar registou, em universo comparável de lojas, um crescimento de 1% durante os primeiros nove meses do ano (crescimento semelhante ao do último trimestre). “Este desempenho assentou”, refere o grupo liderado por Nuno Jordão, “principalmente nas categorias de perecíveis (fruto da valia do projecto de requalificação e enriquecimento da oferta de produtos frescos em desenvolvimento na Companhia), e esteve igualmente alicerçado no aumento significativo do peso das marcas próprias e exclusivas da empresa (como resultado da conjugação do forte investimento no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, bem como da prevalência do fenómeno de “trading-down” característico de períodos de diminuição do rendimento disponível das famílias)”.

O desempenho deste segmento de negócios beneficiou adicionalmente do forte ritmo de crescimento orgânico, materializado na abertura em Portugal de cerca de 30.000 m2 nos últimos 12 meses terminados em Setembro, bem como na integração de 85.000 m2 correspondentes à aquisição dos hipermercados Carrefour Portugal.

No mesmo período, o segmento de base não alimentar totalizou 800 milhões de euros de volume de negócios, o que traduz um crescimento de 16% face ao acumulado no 3.º trimestre de 2007 (13% no trimestre mais recente).

O conjunto comparável de lojas destas insígnias registou, em termos acumulados, um volume de negócios idêntico ao do ano anterior, tendo verificado, no entanto, um decréscimo de 3% no último trimestre em análise. “Num contexto de mercado particularmente adverso”, admite a Sonae, “este porfólio de negócios apresenta sinais mistos – onde pontuam um comportamento muito positivo das cadeias Modalfa, Zippy e Sportzone, um comportamento neutro da Worten e, em contrapartida, uma evolução desfavorável das vendas das insígnias Vobis e Maxmat quando comparadas com o ano anterior”.

Ainda neste capítulo, referência para o incremento verificado no parque de lojas instalado da empresa, a que corresponde um aumento superior a 40.000 m2 novos nos 12 meses móveis terminados a Setembro.

Em termos consolidados, e no acumulado do 3.º trimestre do ano, o cash-flow operacional da Sonae Distribuição totalizou 222 milhões de euros, crescendo 27 milhões de euros face o igual período do ano passado. Em termos recorrentes, o cash-flow operacional alcançou 213 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 17% face ao trimestre homólogo do exercício passado.

No que respeita ao universo alimentar, o cash-flow operacional ascendeu a 167 milhões de euros, ou seja, 8,1% do respectivo volume de negócios, mantendo-se este referencial em linha com o valor acumulado registado no 3.º trimestre de 2007.

No mesmo período, o universo de insígnias de base não alimentar contribuiu com 42 milhões de euros, o que equivale a 5,2% do volume de negócios respectivo, e a um crescimento de 7% face a igual período de 2007.

Em relação ao investimento, a Sonae Distribuição contabilizava no final do 3.º trimestre de 2008 um parque de 688 lojas correspondentes a 732.000 m2 de área de venda. No entanto, à presente data, a companhia conta já com um portfólio de lojas superior, e que no seu conjunto totalizam cerca de 770.000 m2 de área de venda.

Em Portugal, e no que respeita ao segmento de base alimentar, a empresa reforçou o seu universo de lojas com a abertura de 16 novas unidades correspondentes a um total de 17.000 m2 de área de venda. Nesta evolução pontuam os novos hipermercados Continente de Mafra e Valongo e o mini-hipermercado Modelo de Famalicão, os quais resultam da rápida concretização de anteriores projectos incluídos na operação de aquisição da ex-Carrefour Portugal. Hoje, o universo de insígnias de base alimentar da empresa totaliza 469.000 m2 de área de venda instalada, num parque de 182 lojas.

Já no negócio de base não alimentar, a Sonae Distribuição inaugurou 60 novas unidades no ano com uma área de venda total de 24.000 m2. Com um portfólio de mais de dez formatos distintos a operar em 520 lojas, este universo totaliza à data 270.000 m2 de área de venda no País.

A nível internacional, a operação espanhola conta já com quatro unidades Sportzone (num total de 7.000 m2 de área de venda) e uma rede de nove lojas de electrónica de consumo (com uma base de 22.000 m2 instalados, a operar de forma temporária sob a insígnia Boulanger).

Quanto ao restante exercício de 2008, a Sonae Distribuição informa no comunicado que, “apesar de uma envolvente económica particularmente adversa e de elevada imprevisibilidade, a empresa continua empenhada em cumprir as perspectivas oportunamente comunicadas para o presente exercício, e que assentam num crescimento do volume de negócios do portfólio de formatos de retalho superior a 20%, na manutenção da margem de cash-flow operacional recorrente da companhia num patamar idêntico ao do passado, bem como na concretização de um volume de investimento de cerca de 300 milhões de euros no ano, que permitirá inaugurar ao longo de 2008 mais de 60.000 m2 de área de venda em Portugal e passar a contar com uma superfície de venda de cerca de 30.000 m2 novos em Espanha”.

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