Distribuição

Discount alemão diz que alta de preços dos alimentos terminou (por agora)

Por a 6 de Novembro de 2008 as 2:00

discount

Os operadores de discount alemães promoveram recentemente um baixa de preços até 34% nas mais diversas categorias de produtos alimentares, fazendo referência disso mesmo com publicidade em vários jornais de tiragem nacional germânicos.

Lidl e Penny reduziram, simultaneamente, os preços do leite em 20%, enquanto os sumos conheceram baixas até 30%, admitindo que as reduções irão continuar.

Nestas insígnias, por exemplo, uma embalagem de manteiga de marca própria de 500 gr. Estava a ser vendida por 0,73 euros, enquanto um pacote de açúcar de 1 kg podia ser comprado por pelo preço mais baixo desde o ano 2000 e meio quilo de café Arábico valia 2,49 euros, ou seja, o mesmo preço de 2004. O litro de leite, por sua vez, estava a ser comercializado por 0,49 euros, exactamente o mesmo preço registado na primeira metade de 2007, antes da inflação de preços dos lacticínios.

De acordo com os analistas germânicos, esta mudança mostra que os operadores de discount alemães estão claramente a reagir à baixa das matérias-primas, bem como às acusações de que eram exactamente os discount os causadores da alta de preços.

A Penny, na publicidade que fez durante esta semana, revela que a quebra nos preços são justificados pelas “vantagens negociais” que são transpostas “directa e permanentemente” para o consumidor. Pelo mesmo diapasão, o Lidl, do grupo Schwarz, admitiu que a baixa de preços se deve à “redução dos preços das matérias-primas. E é exactamente isso que estamos a passar para o consumidor”.

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