Distribuição

Preço da marca própria duplica

Por a 23 de Outubro de 2008 as 2:00

Centromarca com novos associadosO preço dos produtos de marca própria aumentaram o dobro face aos artigos de produtores, ficando quase ao nível dos artigos de marca. Quem o diz é Duarte Raposo Magalhães, que recentemente tomou posse da presidência da Centromarca, associação de empresas de produtos de marca.

O aumento das vendas da marca própria das cadeias de distribuição é fruto do actual clima de crise económica internacional, assim como numa forte aposta em campanhas de marketing por parte das insígnias.

Após algum tempo de interrupção, a Centromarca pretende voltar ao “ataque” e já encetou duas reuniões com a APED, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, para defender os direitos das marcas. Entre vários temas abordados durante as reuniões, Duarte Raposo sublinha as marcas brancas, os look alikes e as taxas cobradas pelos grandes distribuidores para entrada nas suas lojas, que aumentou consideravelmente após as operações de concentração Sonae/Carrefour e Jerónimo Martins/Plus.

A Centromarca acusa as superfícies comerciais de “abuso” por duplicarem as taxas cobradas aos fornecedores. Por exemplo, sempre que um grupo de distribuição inaugura uma nova unidade, os fornecedores são obrigados a contribuir, em espécie ou em dinheiro, para minimizar o esforço financeiro dessa abertura. Mas, quando há um encerramento não há um reajustamento dessa taxa.

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