FMCG Marcas

Panrico quer Cuétara

Por a 19 de Setembro de 2008 as 2:00

cuetara.jpg

A Panrico pretende adquirir a Cuétara, marca de bolachas que lideram o mercado espanhol, e cujos proprietários, grupo SOS, colocou à vendas com o objectivo de financiar parte da operação de compra da Bertolli.

Segundo alguns analistas, a compra da Cuétara por parte da Panrico permitiria à empresa liderar o sector das bolachas a grande distância da concorrência, controlando, actualmente, cerca de 12% do mercado, depois da recente aquisição da operação de bolachas Artiach.

A venda da Cuétara, líder no mercado espanhol, detendo mais de trinta marcas, foi entregue à Ahorro Corporación, permitindo, assim, à SOS financiar a operação, que envolve cerca de 630 milhões de euros, de aquisição da Bertolli.

Se a compra do negócio de bolachas da Artiach catapultou a Panrico para número dois do mercado de bolachas espanhol, a compra da Cuétara pela companhia distanciaria ainda mais a empresa da concorrência. O plano estratégico do director-geral da Panrico, Joan Cornudella, que prevê entrar em bolsa no ano 2010, passa por colocar as vendas do grupo acima dos mil milhões de euros e obter um EBITDA de 200 milhões de euros.

A necessidade da SOS encaixar dinheiro para pagar a operação da Bertolli, poderia repetir as condições impostas por Bruxelas, aquando do negócio que envolveu a Panrico e a compra a Artiach. A Comissão Europeia obrigou a Kraft Foods na altura da compra da operação das bolachas Lu à Danone, vender determinadas marcas, entre elas a Artiach.

De referir que a Panrico prevê alcançar no final do exercício de 2008, vendas líquidas de 700 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 26% face a 2007.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *