FMCG Vinhos

Vinho da Madeira deve manter vendas em 2008

Por a 17 de Setembro de 2008 as 2:00

As vendas de vinho da Madeira deverão continuar estáveis em 2008, face aos resultados do ano anterior, nos 3,7 milhões de litros, correspondentes a 16,5 milhões de euros. O vinho está em expansão sobretudo para países como a Hungria e a Polónia apesar de a França se manter como principal importador dos vinhos regionais.

Para 2008, Paulo Rodrigues, presidente do Instituto do Vinho da Madeira citado pela Lusa, acredita que os ganhos serão de “qualidade”, o que poderá conduzir ao aumento do preço do vinho que actualmente ronda os quatro euros.

Produzido há cerca de 600 anos em 400 hectares de vinha na região determinada (VLQPRD Madeira), o vinho madeirense tem como principal mercado a França (1,3 milhões de litros vendidos em 2007), seguida do Reino Unido (355 mil litros), Alemanha (329 mil), Japão (195 mil) e EUA (193 mil). Paulo Rodrigues concluiu que “países como a Hungria e a Polónia estão a tornar-se mercados interessantes”.

O vinho de mesa é uma das recentes apostas, sobretudo para fins turísticos e de ligação à gastronomia regional.

Nos últimos anos houve uma reestruturação dos sistemas de produção com recurso a novas tecnologias que fazem parte do “esforço para manter a qualidade de um produto exclusivo e cujos resultados são muito positivos”, acrescentou o presidente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *