Produtos nacionais escasseiam em supermercados franceses
Algumas das empresas portuguesas com operações de maior dimensão em França actuam nos sectores do vinho, bacalhau, conservas de peixe e azeite. Apesar disso, a presença destes produtos nos supermercados e lojas da especialidade franceses é residual e destina-se na sua grande maioria ao “mercado da saudade”.
O jornal Expresso visitou uma unidade comercial da emblemática cadeia de lojas Nicola, que dedica actividade ao comércio de bebidas alcoólicas, e encontrou apenas duas marcas de vinho nacional (tinto e verde). No supermercado da Monoprix, em Paris, também dois néctares nacionais (um do Dão e um verde) passam praticamente despercebidos perante a oferta estrangeira, oriunda de Espanha, Itália, África do Sul, Argentina e Chile, entre outros países.
Para fazer face ao problema da escassa oferta mas também para orientar os empresários portugueses a alargar o público-alvo aos consumidores franceses, deixando de ter como foco único os luso descendentes, vai ter lugar hoje, na cidade das luzes, o “Fórum de Empresários Portugueses em França”, organizado pela Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa.