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Amanhã no Jornal Hipersuper – Segurança Alimentar

Por a 11 de Setembro de 2008 as 2:00

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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número, destacamos as entrevistas entrevistas a José Leitão, CEO da APCER, Rodrigo Pinto Barros, Presidente Executivo da APHORT, e Pedro Queiroz, Director-geral da FIPA, todas com um denominador comum: Segurança Alimentar.

Na secção “Distribuição”, destaque para o artigo sobre análise efectuada pela DECO Proteste relativamente aos preços praticados na Distribuição Moderna. Desta vez, a DECO Proteste foi mais longe e, em vez de se limitar ao mercado nacional, incluiu, também, o país vizinho. Entre as insígnias, Eco e Intermarché surgem como as insígnias mais baratas, destronando o Feira Nova. Se no ano transacto a poupança podia chegar aos 700 euros, em 2008 o carrinho de compras pode ficar 30 euros ainda mais barato.

Na secção” Alimentar”, além das entrevistas realizadas sobre o tema Segurança Alimentar, a TNS analisa o mercado das Massas, concluindo que, em 2007, verificou-se um aumento de preço por quilo, em termos gerais, de 9%.

Para terminar a secção “Alimentar”, entrevistámos Juan-Ignacio Amat, Director de Vendas Comércio Organizado da Ruffles que nos revelou que “vêm aí as batatas sabor a picanha”.

No “Não Alimentar”, a Operandipack, distribuidora oficial dos preservativos da Benetton em Portugal, pôs mãos à obra e lançou a sua marca: ON. 50.000 euros foi o investimento feito nesta novidade, cujo público-alvo é maioritariamente feminino.

Na secção “Vinhos”, viajámos até ao Alentejo para conhecer a oferta da Herdade da Calada. Actualmente, nas mãos de Maria e Jean-Claude Penauille, a Calada prima, segundo Luís Galo, Director-geral da herdade, por “produzir vinhos de qualidade e não modas”.

“Diminuir custos, contornar erros operacionais, reduzir stocks, estimular a produtividade. Apostar na mais recente tecnologia de gestão de armazém é uma das armas de arremesso das empresas para vencer os obstáculos ao crescimento. Na secção “Tec&Log” damos a conhecer algumas soluções onde o investimento inicial não é necessário.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis questionámos o painel sobre a expansão da Sonae Distribuição em Espanha, a comparação de preços realizada pela DECO, um recente estudo da A.T. Kearney que conclui que as oportunidades de investimento para os grupos de retalho portugueses estão localizadas no Norte de África e Médio Oriente. Além disso, a acusação da Greenpeace aos supermercados portugueses por desrespeitarem a compra de peixe sustentável, o consumo de bebidas alcoólicas e a crescente popularidade do vinho rosé finalizam a consulta ao renovado Conselho dos Notáveis do Jornal Hipersuper.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Keyne is alive!”, de Alexandre Mota (Golden Assets); “No caminho da especialização”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page International); e “O Talent Benchmarking como ferramenta de gestão”, de Ana Cruz (Hays Portugal).

Boas leituras!

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