FMCG Vinhos

Clima quebra vindima no Douro

Por a 22 de Agosto de 2008 as 2:00

Vindimas
O clima não influencia apenas as férias aos portugueses. Este ano, estima-se também que provoque uma quebra de 13% na produção de vindima na Região Demarcada do Douro.

A Associação do Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) estima para a vindima de 2008 uma produção de 211 mil pipas de vinho, num intervalo de 186 a 235 mil pipas, o que representa uma quebra, em relação à estimativa apresentada em 2007, na ordem dos 13%.

Na origem daquela redução poderá estar, de acordo com o responsável pela ADVID, Fernando Alves, em declarações à Lusa, a “grande irregularidade das condições meteorológicas, quer a nível da precipitação quer das temperaturas, registadas durante o ciclo vegetativo”. Verificaram-se para a época níveis altos de humidade, temperatura e luminosidade baixas. Estes factores, propiciaram a ocorrência de doenças como o oídio e míldio e a propagação de pragas, nomeadamente a traça da uva e a cigarrinha verde.

Miguel Sousa, responsável pela área da vinha da Quinta do Portal, localizada em Sabrosa, estima uma redução na produção na ordem dos 10%, em relação à vindima de 2007. No entanto, frisou que a Touriga Nacional foi uma casta particularmente afectada com problemas de ordem fisiológica, por isso estima uma “redução de 50% na produção”.

O início da vindima está estimado para 18 ou 19 de Setembro mas até lá os produtores estão receosos das condições climatéricas, já que a chuva poderá ainda condicionar a quantidade e a qualidade do vinho.

A média de produção declarada nos últimos 10 anos na Região Demarcada do Douro é de 252 mil pipas, sendo que nos últimos cinco anos, os primeiros quatro estão acima da média e apenas o último ficou abaixo deste valor.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *