Distribuição

Auchan investe 110 milhões em 2008

Por a 8 de Agosto de 2008 as 9:30

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Na semana em que inaugurou o Jumbo de Santarém, o grupo Auchan viu o parque de lojas aumentar ainda mais com a aquisição de duas unidades e uma licença, provenientes dos remédios da operação de um concorrente. No total, garante Américo Ribeiro, director-geral do grupo em Portugal, serão investidos mais de 110 milhões de euros.

Além disso, o responsável máximo pela operação no mercado nacional salienta o crescimento da oferta das marcas próprias, dos produtos biológicos e do alargamento da oferta de artigos de alimentação saudável, enquanto nas novas actividades, o destaque vai para a performance das gasolineiras, áreas de Saúde e Bem-Estar e o lançamento do @Jumbo em todas as lojas.

Jumbos e compactos
Apesar da crise que Portugal atravessa actualmente, Américo Ribeiro refere que “vamos continuar a implementar a nossa estratégia de desenvolvimento pois acreditamos que a nossa proposta é uma mais-valia para os nossos clientes. Neste período, em que os portugueses enfrentam grandes dificuldades económicas, torna-se ainda mais pertinente dar continuidade à nossa política discount”.

A estratégia do grupo Auchan para o mercado nacional passa, assim, por “continuar a abrir grandes hipermercados Jumbo, em todas as grandes cidades onde ainda não estamos presentes, mas vamos também apostar nos hipermercados compactos com áreas entre os 1.500 e 3.000 m2 para os quais já submetemos mais de 20 pedidos de licenciamento”, admitindo Américo Ribeiro que “nos próximos anos queremos crescer a um ritmo muito mais forte do que até aqui”.

Não admitindo uma entrada no conceito discount, “apesar de estarmos permanentemente a avaliar o mercado e a analisar as oportunidades de negócio”, o investimento a efectuar pelo grupo Auchan , durante 2008, ultrapassará os 110 milhões de euros. Após a abertura do Jumbo de Santarém, da aquisição de duas unidades em Eiras e Lagoa e de uma licença para uma loja em Condeixa, estão ainda previstas, para este ano, as aberturas do Jumbo de Matosinhos e dos Pão de Açúcar de Faro, Caldas da Rainha, Guarda e Rato (Lisboa). “A nossa estratégia passa essencialmente por crescer em número de unidades, embora sempre que se justifique possamos vir a aumentar a área em alguns casos, como será o caso de Castelo Branco e Figueira da Foz ainda este ano”, explica Américo Ribeiro.

Aberturas geram maior concorrência
Quanto à velha questão da liberalização dos horários aos domingos e feriados, o responsável da Auchan Portugal admite que uma eventual liberalização “permitiria beneficiar em primeiro lugar os nossos clientes, que actualmente a partir das 13 horas de Domingo, não podem fazer as suas compras nas lojas da sua preferência. Outro factor importante e que também beneficiaria os nossos clientes é o facto de gerar uma maior concorrência entre os diferentes players do mercado, aumentando a pressão sobre os preços, contribuindo para o seu abaixamento”.

Por fim, diz Américo Ribeiro, uma outra grande vantagem, “seria o aumento significativo do número de postos de trabalho, tão importante nesta altura em que a taxa de desemprego está tão elevada”.

Além disso, o impacto “positivo” que uma eventual liberalização dos horários teria sobre as contas do grupo, “permitiria aumentar ainda mais o investimento nas nossas actividades em Portugal”.

Factor preço
Analisando a competitividade do sector da distribuição em Portugal, Américo Ribeiro acredita tratar-se “de um dos sectores mais dinâmicos e atractivos da nossa economia com uma enorme competitividade e capacidade de inovação. De ano para ano, surgem cada vez mais soluções e serviços, na maior parte dos casos, fruto de uma grande aposta em inovações tecnológicas”.

Salientando que, em 2007, o sector ficou marcado pelos vários movimentos de aquisição e pela abertura de muitas novas unidades, “o factor preço tornou-se ainda mais importante”, admitindo o reforço do compromisso “de sermos os mais baratos na área de influência de cada uma das nossas lojas e de continuarmos a abrir lojas nos locais onde ainda não estamos presentes aumentando ainda mais a competitividade neste mercado”.

Quanto à actual crise económica, Américo Ribeiro refere que “é nestes períodos de dificuldade que mais retorno tem a nossa política de preços mais baixos em cada região. O facto de termos desenvolvido uma gama alargada de artigos de primeiro preço e apostado nas nossas marcas próprias, em que conseguimos oferecer ao cliente a melhor relação qualidade/preço é também um factor relevante neste período de crise económica”.

Para o futuro, Américo Ribeiro deixa ainda a certeza de que o objectivo da Auchan é “estar cada vez mais presente nas cidades portuguesas, seja através de lojas, seja através da Internet. Contribuiremos ainda mais para a exportação de produtos portugueses para os hipermercados Auchan espalhados pelo mundo.”, enquanto no plano interno “a política de recursos humanos continuará a permitir o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores, dando continuidade à nossa aposta na formação das nossas equipas. Em 2010 queremos atingir no mínimo as 40 horas de formação por colaborador por ano”.


12,6 milhões para Jumbo de Santarém

O grupo Auchan continua a sua política de expansão. Nesse sentido, o mês de Julho foi marcado pela inauguração de mais um projecto, desta feita um Jumbo localizado em Santarém. Este foi o 20.º hipermercado da insígnia e representou um investimento de 12,6 milhões de euros.

A loja tem uma área de venda de 6.100m2, dotados de corredores amplos, por onde se espalham as mais diversas áreas: a peixaria, uma das áreas fortes do Jumbo e que diariamente recebe peixe fresco de Peniche, o talho, a zona de comercialização de produtos locais, nomeadamente charcutaria, doçaria e queijos e que é feita ou através da via directa ou da APRODER – Caminhos do Ribatejo. Existe também a zona de produtos biológicos, de marca própria e comércio justo, assim como uma zona de saúde e bem estar.

O Jumbo de Santarém tem ainda 12 caixas, quatro de auto-pagamento e está também dotado com dois terminais de pagamento Quiq Plus, com 40 pistolas, que apenas as lojas da Auchan disponibilizam. Este é uma novidade que permite aos clientes fazerem as suas compras de forma autónoma.

Junto ao hipermercado já está a funcionar o 10.º posto de venda de combustíveis do Grupo, que tem quatro linhas (oito postos de abastecimento) e onde o combustível é mais barato.

O Jumbo de Santarém emprega 218 funcionários, dos quais 56% são mulheres. Os trabalhadores tiveram mais de 6700 horas de formação, sendo que o recrutamento foi feito em conjunto com o IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional.

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