Distribuição

Vendas Metro aumentam 7%

Por a 4 de Agosto de 2008 as 2:00

Metro assume lojas da Wal-Mart

O grupo alemão Metro anunciou um crescimento de 7,1% nas vendas do primeiro semestre de 2008 para 31,7 mil milhões de euros, ou seja, mais 2,4 mil milhões de euros que os 29,6 mil milhões totalizados em igual período de 2007.

Pela primeira vez, as vendas internacionais do grupo Metro ultrapassaram os 60% do total da facturação, ascendendo a 19,2 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 11% face aos primeiros seis meses de 2007.

“Na globalidade, o grupo Metro registou uma performance de sucesso na primeira metade do ano. Conseguimos manter o forte crescimento num ambiente económico difícil. De novo, as insígnias Metro Cash&Carry, Media Markt e Saturn foram as principais razões para este crescimento, mas também a Real demonstrou melhorias”, refere Eckhard Cordes, CEO do grupo Metro, em comunicado.

No Mercado doméstico, as vendas totalizaram 12,5 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 1,6% face aos primeiros seis meses de 2007, tendo crescido 2,3% no segundo trimestre para 6,2 mil milhões de euros.

Como já referido, as vendas internacionais ascenderam a 19,2 mil milhões de euros, facturando o grupo alemão 9,8 mil milhões de euros no segundo trimestre, uma subida de 10,1% face ao mesmo período de 2007. As vendas na Europa Ocidental (excluindo a Alemanha) cresceram 4,1% para 9,8 mil milhões de euros no primeiro semestre, enquanto no Leste, o crescimento foi de 20% para 8,3 mil milhões de euros.

Na Ásia/África as vendas também cresceram para mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 15,8%.

Por insígnia, a Metro Cash&Carry cresceu 6,1% para 15,7 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2008, apesar da descida registada na operação no mercado doméstico.

Já a Real viu a facturação subir 6,3% para 5,6 mil milhões de euros, valendo o mercado alemão 4,2 mil milhões de euros nestes primeiros seis meses de 2008.

Quanto à operação da Media Markt, os 8,4 mil milhões de euros de vendas obtidos no período em análise correspondem a uma subida de 12,1%, sendo que as vendas aumentaram 7,4% na Alemanha para 3,9 mil milhões de euros. Mas foi na Europa do Leste que o crescimento da insígnia mais se destacou, aumentando as vendas em 43,1% para mil milhões de euros, salientando o grupo alemão a performance conseguida na Polónia e Rússia.

Por último, as Galeria Kaufhof registaram uma descida de 2% nas vendas para 1,6 mil milhões de euros, apesar da subida da quota internacional da insígnia que passou de 9,3 para 9,7%.

Para o ano 2008, o grupo Metro prevê manter este crescimento, baseando-se no desenvolvimento económico de futuros negócios, tendências dos sectores e aperfeiçoamento das divisões de vendas.

Assim, os responsáveis do terceiro maior retalhista mundial, estimam um crescimento das vendas de 6% para o final de 2008, prevendo abrir, até ao final do ano, cerca de 40 novas lojas Metro Cash&Carry 70 Media Markt e Saturn, bem como 15 hipermercados Real.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *