FMCG Marcas

Liberalização do comércio mundial em risco

Por a 30 de Julho de 2008 as 2:00

Acordo para reforma do regime aplicável às bananasAs perspectivas sobre um acordo para a liberalização do comércio mundial estão em causa devido ao aparecimento de novos focos de tensão, noticiou o Público. Durante as negociações, que reúnem as 30 principais potencias comerciais, na sede da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Genebra, os Estados Unidos entraram em disputa com a China e a Índia.

A China anunciou que pretende manter o seu mercado de arroz, algodão e açúcar protegido das importações, ao abrigo de um mecanismo que permite aos países em desenvolvimento proteger alguns sectores sensíveis. Enquanto isso, e com o apoio da Índia, exigiu uma redução de 82% das subvenções americanas.

Esta decisão da China causou desconforto entre vários países em desenvolvimento, que olhavam para o país como uma porta para as suas principais exportações, nomeadamente o algodão para muitos países africanos e arroz para asiáticos.

Já os países produtores de banana (África, Caraíbas e Pacífico – ACP) temem ver o seu acesso privilegiado e livre de direitos aduaneiros ao mercado da UE ameaçado pela melhoria das condições oferecidas a concorrentes mais competitivos da América Latina.

Depois de um conflito de quase trinta anos com os produtores latino-americanos, a UE aceitou reduzir os direitos de entrada da “banana dólar” para 114 euros em 2016, contra os actuais 176 euros. Os países ACP exigem que esta redução se prolongue, de modo a poderem realizar investimentos necessários a um aumento da produtividade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *