Galegos investem em vinhos do Douro
A galega Caixanova está a relançar a marca Kopke, uma das mais importantes e antigas do Vinho do Porto e, quer ainda, aumentar o peso do vinho de Denominação de Origem (DOC) Douro, que produz e comercializa em paralelo com o vinho proveniente da mais antiga Região Demarcada do Mundo.
O reposicionamento da Kopke, segundo adiantou o Diário Económico, passou por um investimento próximo dos 600 mil euros numa nova loja na zona das caves de Gaia e pela aposta nos DOC.
A Kopke, adquirida em 2006, é uma das cinco marcas que o grupo (através da empresa Sogevinus) detém no mercado nacional, juntando-se à Cálem, Barros, Burmester e D+D (esta não na totalidade).
A Caixanova detém uma quota próxima dos 10% no Vinho do Porto e uma facturação que no final de 2007 atingiu os 34 milhões de euros.
Os vinhos de mesa, lançados nos anos 90 do século passado, pretendem potenciar o crescimento das exportações e, apesar das disparidades entre o euro e o dólar, o seu mercado prioritário são os EUA.