FMCG Marcas

Comissão Europeia atribui 45,7 milhões de euros para promover produtos agrícolas

Por a 28 de Julho de 2008 as 2:00

agricultura.jpg
A Comissão Europeia aprovou 31 programas em 16 Estados-Membros para promover produtos agrícolas da União Europeia, dos quais se destacam dois portugueses, ambos relativos a vinhos, apresentados pelo IVDP e pela CVR Alentejana.

O orçamento total dos programas, com duração de um a três anos, é de 92,4 milhões de euros, dos quais a União Europeia (UE) contribuirá com metade, sendo o restante suportado pelos Estados Membros em causa (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Estónia, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Suécia e Reino Unido).

Os programas respeitam a produtos biológicos, produtos agrícolas de qualidade (DOP, IGP, ETG), produtos lácteos, carne, vinho, frutas e legumes, oleaginosas, plantas, flores e produtos das regiões ultraperiféricas.

A Comissária pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Mariann Fischer Boel, acredita que este tipo de programas podem ajudar os produtores europeus num mundo que se apresenta cada vez mais competitivo: “Num mercado mundial aberto, temos de redobrar os nossos esforços para explicar os benefícios dos produtos aos consumidores. Não basta produzir excelentes alimentos e bebidas, é preciso colocá-los no mercado de forma inteligente.”

Os programas de informação e promoção de produtos agrícolas podem traduzir-se em acções de relações públicas, promoção e publicidade destacando as vantagens dos produtos da UE em termos de qualidade, higiene, segurança alimentar, nutrição, rotulagem, bem-estar animal ou meio de facilidade da sua produção.

A cada ano, até 30 de Novembro, as organizações profissionais interessadas podem apresentar as suas propostas aos respectivos Estados-membros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *