Não Alimentar

Turismo nas prateleiras do hiper

Por a 25 de Julho de 2008 as 9:30

zs08spasozen1l_jpg.jpg


Juntar às mercearias do carrinho de compras uma estadia em turismo rural ou um voo em balão já faz parte dos hábitos de muitos portugueses. A SmartBox assentou arraiais nos supermercados e ambiciona vender 3.500 caixas-presente até ao final do ano.

Há cerca de um ano, poucos acreditavam na viabilidade de vender um passeio de burro ou um salto de pára-quedas num hipermercado. Convencer as grande cadeias de distribuição a apostar no comércio de experiências, leia-se caixas-prenda, não se revelou tarefa fácil, mas, actualmente, os números falam por si. A Smart-Box, empresa que se dedica ao comércio de experiências turísticas, nas áreas de aventura, bem-estar e hotelaria, nas grandes superfícies, comercializou 13 mil caixas só no primeiro trimestre do ano.

A SmartBox foge ao conceito original de presente. No total, são mais de 200 actividades espalhadas por diversos locais do País, para uma ou duas pessoas, e é o beneficiário do presente que tem o privilégio de seleccionar a experiência que pretende. A reserva é feita de acordo com a disponibilidade do utente. Cada uma das sete caixas são dotadas de um guia, o cheque-prenda sem valor facial e um postal.

Na área de aventura, a opção versa sobre 90 actividades desportivas, incluído experiências radicais para os mais ousados. No bem-estar, por sua vez, há 80 programas de relaxamento e SPA, a pensar no cuidado pessoal. Por último, no sector de hotelaria, o leque de oferta ultrapassa as 100 estadias entre hotéis topo de gama e empreendimentos de turismo rural, a preferida dos portugueses, e escapadas gourmet, cuja particularidade é ter incluído um jantar com especialidades exóticas. Os preços variam entre o mínimo de 25,90 até ao máximo de 199,99 euros.

A gama é, por isso, “acessível a todas as bolsas”, apesar de o público-alvo serem “os jovens que já trabalham”, disse ao Hipersuper Filipa Guimarães, responsável pela introdução da SmartBox no País.

A edição de 2008, dada a conhecer no próximo Agosto, promete duplicar as actividades, apresentar duas novas temáticas e vigorará até Dezembro do ano seguinte.

Modelo francês
Pierre Edouard Stérin é o grande impulsionador do conceito SmartBox no Mundo. Depois de uma viagem à Bélgica, comprou os direitos do negócio e implementou-o na sua terra Natal, já lá vão cinco anos. Portugal e os restantes países que adoptaram ou vão adoptar o conceito, como o Japão e o Brasil, seguem o modelo francês, incluído o packaging. “O objectivo é homogeneizar a marca. Ser uma multinacional com o mesmo visual em todos os países”.

O projecto rapidamente se democratizou. Pierre Stérin cedo se apercebeu que só através dos operadores das grandes superfícies o projecto teria pernas para se massificar. Só no primeiro quadrimestre do ano, a filial francesa da SmartBox movimentou 31 milhões de euros, o que representa 300 mil caixas vendidas.

A ambição de Filipa Guimarães para este ano é vender 3.500 caixas no mercado nacional até ao final do ano. “Em Portugal não há concorrência. Somos a única empresa a fazer este modelo de negócio”.

Auchan, Continente, Modelo, Feira Nova, El Corte Inglés, Fnac, Worten, Papelaria Fernandes, Carlson Wagonlit Travel, Atlantida Viagens e Turismo, Foto Sport e Best Travel constituem a rede de distribuição em Portugal. Os expositores SmartBox são colocados em diferentes locais das lojas, dependendo da estratégia do operador. “No Continente, por exemplo, estamos na área de cultura e na Auchan na área do lazer”.

A SmartBox está presente em 15 países (França, Inglaterra, Alemanha, Irlanda, Suiça, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Portugal, Estados Unidos e Canadá), com uma rede de 10 mil parceiros. É em Inglaterra que este mercado é mais competitivo. “Há mais de 20 operadores”. Assume-se a empresa número um na Europa com um volume de negócios de 146 milhões de euros. O grande objectivo é triplicar a facturação em 2008 e repetir o feito do ano passado, conclui.

3 universos,7 temáticas

Bem-estar
SPA&ZEN

Desporto e Aventura
Aventura
Sem Limite

Hotelaria
Escapada Pitoresca
Hotéis de Charme
Escapada Gourmet
Sonhos & Delícias

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *