Bebidas

PepsiCo aumenta lucros apesar da crise norte-americana

Por a 25 de Julho de 2008 as 2:00

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A PepsiCo aumentou os seus lucros e vendas no último trimestre (terminado a 14 de Junho), apesar do abrandamento na indústria de bebidas norte-americana.

A empresa declarou um aumento de 14% nas vendas líquidas, no último trimestre em relação ao período homólogo de 2007, totalizando 10,95 mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros).

Os lucros operacionais passaram de 1,96 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros), em 2007, para 2,18 milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), em 2008. Os lucros líquidos aumentaram 140 milhões de dólares (cerca de 100 milhões de euros), em relação ao último trimestre de 2007.

No último semestre até 14 de Junho, as vendas cresceram aproximadamente 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros). Os lucros operacionais aumentaram de 3,38 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros), em 2007, para 3,74 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) no último semestre de 2008. Os lucros líquidos aumentaram 200 milhões de dólares (120 milhões de euros).

O Chefe Executivo da PepsiCo, Indra Nooyi, afirmou que os resultados do último trimestre se deveram à “força do portfolio da empresa e à sua expansão geográfica”. Acrescentou ainda que a indústria de snacks e bebidas está em grande desenvolvimento devido ” à forte inovação dos produtos, aos seus preços competitivos e à crescente produtividade”. O chairman da PepsiCo acrescentou, ainda, que “a empresa sente-se orgulhosa do seu desempenho no primeiro semestre do ano” e “confiante da sua posição no panorama macroeconómico”.

A companhia afirmou, no entanto, sofrer uma enorme pressão devido ao abrandamento da economia americana que contribuiu para o declínio de alguns canais de produção e para um decréscimo na venda de águas.

As receitas da PepsiCo Internacional cresceram 20%, aumentando os lucros em 30% em relação ao semestre do ano anterior. A razão deste sucesso deve-se, segundo Indra Nooyi, “à implementação de preços competitivos nos principais mercados”.

A empresa cresceu 20& em volume na Grã-Bretanha e na União Europeia, devido à aquisição da Sandora e à expansão da Pepsi Lipton Internacional. As vendas líquidas aumentaram 24%, em parte, devido à política de preços da empresa, e 11% devido a trocas estrangeiras e a quatro novas aquisições.

Nas divisões do Médio Oriente, África e Ásia, a empresa sentiu um crescimento de 10% no volume de bebida comercializado. As vendas líquidas e os lucros cresceram, por sua,vez, 25 e 16%, respectivamente.

A PepsiCo espera ao longo de 2008 aumentar o seu volume de vendas entre três e cinco por cento, e as vendas líquidas deverão registar um crescimento na casa do duplo-dígito, embora a companhia reconheça que seja baixo.

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