Distribuição

Mini cidade de negócios e lazer

Por a 25 de Julho de 2008 as 9:30

massica


É uma verdadeira cidade em miniatura, o projecto que vai nascer no final de 2009 em Vila do Conde. Entre lojas, muitas lojas, empresas, armazéns, espaços de lazer, destacam-se três estreias absolutas no País: Bricor e Oportunidades, do Corte Inglês, e Continente Outlet, da Sonae.

Vila do Conde acolhe em Setembro a segunda fase do projecto da Neinver, quatro anos depois da estreia da imobiliária espanhola em Portugal. Paredes-meias com o Outlet Factory do Complexo Nassica, primeiro empreendimento da Neinver no País, vai nascer um retail park e a primeira loja Bricor do Corte Inglés. É a estreia no mercado nacional da unidade que dedica negócio ao comércio de artigos de bricolage, decoração e jardim e vai ocupar 15 mil metros quadrados. Cerca de 60% do espaço do retail park já está comercializado. A Sonae Distribuição também estreia um novo conceito em Portugal, Continente Outlet, com sortido têxtil e bazar, e aposta ainda nas suas duas mais fortes insígnias de retalho especializado, Worten e SportZone.

A zona comercial do Complexo Nassica será servida por um hipermercado que está a ser negociado com os três grandes da distribuição em Portugal: Sonae Distribuição (Continente), Jerónimo Martins (Feira Nova) e Auchan (Jumbo), disse ao Hipersuper, Álvaro Valiente, director-geral da Neinver. No total, a mini cidade de negócios e lazer compreenderá 350 mil metros quadrados de superfície comercial e um investimento de 250 milhões de euros. O centro comercial deverá abrir portas no último trimestre de 2009, para aproveitar a pujança da época natalícia, e criará 5.000 postos de trabalho directos e indirectos.

A segunda fase do projecto contempla ainda a ampliação do Factory. A área ocupada pelo outlet sobe para 40 mil metros quadrados, as lojas para 130 e a zona de restauração, agora mais robusta, oferece 20 estabelecimentos. Aqui, a grande novidade é outra estreia do Corte Inglés. A loja “Oportunidades” aposta em artigos de temporadas anteriores, com descontos entre 30 a 50%, que não escoaram no circuito tradicional. Calvin Klein, Diesel, Puma, Timberland e Tommy Hilfiger, entre outras, têm também presença confirmada no Factory.

2009: Sintra e Algarve
O Nassica compreende ainda uma área empresarial que integrará um parque de escritórios, armazéns logísticos e tecnológicos, e capacidade de estacionamento para 300 viaturas.

A área de influência abarca 3,5 milhões de potenciais clientes. Vila do Conde tem 30 freguesias em redor, além de estar a 12 minutos do Porto e 10 minutos do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.

Apenas cerca de metade da propriedade que a Nienver detém em Vila do Conde (350 mil metros quadrados) foi ocupada com o projecto de ampliação. No final de 2009, a empresa vai auscultar o mercado para se “decidir pelo melhor negócio”. Álvaro Valiente não descarta a hipótese de investir no sector residencial. Sintra, onde a empresa detém um terreno, e Algarve constituem as grandes apostas no plano de expansão.

A Nienver conheceu a luz do dia há 39 anos. Dedica actividade ao desenvolvimento, gestão e investimento imobiliário. Para além da aquisição e venda de activos, actua como gestora de fundos através do IRUS (Irus European Retail Property Fund), “o maior fundo de capital privado europeu, com um equity de 1,400 milhões de euros, que vai permite adquirir activos nos países onde ainda não estamos presentes”. Foi pioneira na introdução do conceito outlet em Espanha. Está presente ainda em Portugal, Itália e Polónia, países onde já desenvolveu 1,5 milhões de metros quadrados de área comercial.

Os 10 outlets que desenvolveu na Europa beneficiam de um conjunto de ferramentas de gestão concebidas pelo próprio grupo.

“Temos, por exemplo, contadores de pessoas nas portas principais dos centos comerciais, assim como à entrada das lojas. Chegamos aos rácios de penetração (número de visitantes) e de conversão (número de compras). Além disso, damos formação aos recursos humanos das lojas. Isto permite aumentar a performance dos operadores”.

Complexo Nassica

2ª fase do projecto

  • Área total: 350 mil m2
  • Investimento: 250 milhões de euros

Factory Outlet

  • Área: 40 mil m2
  • 130 lojas, 20 restaurantes
  • Âncora: El Corte Inglês Oportunidades (5.000m2)

Retail Park

  • Área: 22.000 m2
  • 15 lojas âncora
  • Hipermercado: 5.000 m2 (em negociação)

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