FMCG Vinhos

1 fita para 6 espumantes

Por a 25 de Julho de 2008 as 9:30

borges


A Sociedade dos Vinhos Borges (SVB) apresentou recentemente seis sub-marcas do seu espumante Fita Azul. O objectivo é ir ao encontro das “novas” exigências do consumidor e do mercado.

Celebration (Seco, Meio Seco e Doce), Attitude, Exclusive, Intense, Passion e Woman. Estas são as novas apostas da Sociedade dos Vinhos Borges (SVB) para o mercado dos Espumantes da marca “Fita Azul”.

Produzido desde 1934, a imagem do espumante Fita Azul não sofreu grandes alterações ao longo do tempo, admitindo Pedro Guerreiro, director de marketing da SVB, que “a inovação não passava de uma continuidade da imagem anterior. Ora, o mercado mudou muito desde 1934 e esta mudança é de absoluta ruptura”, admitiu Pedro Guerreiro.

Na apresentação oficial dos novos néctares e da respectiva imagem, os responsáveis da SVB salientaram que o principal objectivo desta mudança passa pela aproximação ao consumidor. Para que essa aproximação se concretizasse, a SVB, em colaboração com a MyBrand, estudou o mercado, ou melhor, os mercados e os comportamentos dos consumidores de espumantes, concluindo que o sucesso só poderia passar por uma adaptação às exigências e necessidades desse mesmo consumidor.

“Na sua essência, o estudo concluiu que o consumidor procura, fundamentalmente qualidade e um espumante para diferentes momentos de consumo, existindo vários perfis de consumidor”.

Assim, a SVB alarga, a partir de agora, a sua oferta com seis sub-marcas, disponibilizando para cada tipo de consumidor também espumantes para cada momento de consumo.

Com o investimento total da empresa a rondar os 8 milhões de euros para 2008-2009, 1/3 deste valor será destinado especificamente ao marketing, os responsáveis da SVB admitiram que grande fatia foi e será canalizado para o rebranding e promoção dos novos Fita Azul, ficando os restantes 2/3 para investimentos em várias áreas, nomeadamente área industrial (nova linha de engarrafamento e rotulagem, controlo de qualidade, enologia), I&D e viticultura (plantação e substituição de vinha).

Admitindo que os principais desafios colocados à SVB passam agora por potenciar os activos actuais, optimizar a imagem de marca, a grande tarefa será conseguir diferenciar um produto através da construção de uma gama inovadora.

Sendo que 85% das vendas pertencem à sub-marca Celebration, os responsáveis da SVB pretendem que este peso baixe para os 60%. A produção total do Fita Azul ronda o milhão de garrafas, exportando a SVB cerca de 200 mil para aproximadamente 50 países, tendo definido como objectivo “duplicar este valor num prazo de dois a três anos”.

Como canais de comercialização foram apontados o Retalho e Horeca, sendo que no caso do Fita Azul Attitude, os responsáveis admitem que existirá um foco significativo para a hotelaria e restauração.

Os novos Fita Azul

  • Celebration Reserva Meio Seco (castas: Gouveio, Malvasia-Fina, Codega, Arinto; estágio 15 meses)
  • Celebration Reserva Doce (castas: Gouveio, Malvasia-Fina, Codega, Arinto; estágio 15 meses)
  • Celebration Reserva Seco(castas: Gouveio, Malvasia-Fina, Codega, Arinto; estágio 15 meses)
  • Attitude Reserva Bruto (castas: Gouveio, Malvasia-Fina, Codega, Arinto; estágio 15 meses)
  • Exclusive Super Reserva Bruto (castas: Gouveio, Malvasia-Fina, Codega, Arinto; estágio 30 meses)
  • Intense Tinto (castas: Tinta Roriz; estágio 12 meses)
  • Passion Rosé (castas: Tinto Roriz e Touriga Nacional; estágio 15 meses)
  • Woman Doce (castas: Moscatel; estágio 12 meses) 

* O Jornalista viajou à apresentação na Madeira a convite da SVB

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