FMCG Marcas

Cabra algarvia condenada à extinção

Por a 21 de Julho de 2008 as 2:00

A cabra algarvia está à beira da extinção e “condenada se não existir uma mudança e não se tomarem medidas”, alertou a ANCRAL (Associação Nacional de Caprinos de Raça Algarvia), em entrevista à Lusa.

A associação aponta o dedo ao Ministério da Agricultura, entidade, diz, que há mais de um ano prometeu lançar “uma portaria com as regras que permitam definir o planeamento dos projectos e financiamento para todas as raças autóctones a nível nacional”.

Segundo António Freire, presidente da associação, “a raça da cabra algarvia está a atravessar dificuldades com as novas regras da União Europeia colocadas aos capricultores” e, a continuar sem ajudas, a via da extinção é o futuro daquele mamífero.

“O cabrito e o leite de cabra são vendidos ao mesmo preço de há dez anos”, insiste Paula Rosa. A também responsável da ANCRAL alerta que, sem os apoios da autarquia de Castro Marim, o sector da pecuária estava condenado a acabar.

Já existiram 5.200 exemplares de cabras algarvias inscritas, agora estão 4.684. António Freire teme que estas sigam um percurso semelhante ao da vaca algarvia.

“A vaca algarvia está extinta, há 12 exemplares no Alentejo, e os poucos exemplares que existem não estão a ser recuperados”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *