Distribuição

Vendas Carrefour crescem 9%

Por a 18 de Julho de 2008 as 2:00

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O segundo maior retalhista apresentou as contas referentes ao segundo trimestre e primeiro semestre de 2008, tendo registado um aumento no volume de negócios de 6,7 e 8,6%, respectivamente.

O relatório e contas do Carrefour revela que no segundo trimestre, o retalhista facturou 23,7 mil milhões de euros (10,4 mil milhões em França, 8,9 mil milhões na Europa [exceptuando França], 2,95 mil milhões na América Latina e 1,4 mil milhões na Ásia), destacando o grupo “a forte performance dos formatos mais pequenos no mercado francês, com crescimentos de 5,2% nos supermercados, +1,5% nas lojas de conveniência e +1,7% no hard discount”. Além disso, neste período o Carrefour salienta o crescimento da operação espanhola (+3,4%), bem como o aumento verificado nas vendas de marca própria (+6% em França e 16,7% em Espanha).

Já no primeiro semestre do actual exercício, o volume de negócio ascende a 47 mil milhões de euros (20,6 mil milhões em França, 17,4 mil milhões na Europa [exceptuando França], 5,8 mil milhões na América Latina e 3,3, mil milhões na Ásia), tendo o mercado latino-americano registado o maior crescimento, tanto neste período como no segundo trimestre (39,9 e 29%, respectivamente).

Contando actualmente com um parque de lojas composto por 15.130 lojas (1.208 hipermercados, 2.882 supermercados, 6.160 hard discounts, 4.725 lojas de conveniência, e 155 cash&carries), o grupo definiu como estratégico o congelamento de 200 milhões de euros de carpex destinado ao alargamento e remodelação do parque de lojas nos mercados europeus maduros, transferindo este investimento para acelerar as aberturas de novas lojas em mercados em crescimento.

No comunicado emitido pelo grupo Carrefour adianta-se, também, que a intenção passa por analisar sistematicamente oportunidades de investir no conceito hipermercado, além de acelerar aberturas nos formatos com área inferior a 1.000 m2, avançando ainda que os objectivos para o ano 2008 passam por atingir um crescimento de 7% no volume de negócios.

Reconhecendo as dificuldades que as diversas economias estão a atravessar, José Luís Duran, CEO do grupo Carrefour, avança que “decidi reforçar o dinamismo comercial dos hipermercados franceses de modo a reganhar quota de mercado no decorrer do segundo semestre, ao mesmo tempo que iremos acelerar o nosso plano operacional com o objectivo de alcançar os resultados a que nos propusemos para o final de 2008”.

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