FMCG Vinhos

Estudo sobre Empresas a Norte

Por a 26 de Junho de 2008 as 2:00

anceve.jpg

O mercado nacional de vinhos, a situação das empresas, o enoturismo, a negociação com a distribuição e os novos fundos de apoio à promoção são os temas que vão dar origem a uma série de debates e conferências num dia dedicado aos vinhos.

Promovida pela Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE), no âmbito do programa AGRIS, esta iniciativa decorre, no próximo dia 30 de Junho, no Auditório do Palácio da Bolsa, no Porto, entre as 09h00 e as 17h30.

Entre os presentes nas conferências e debates, o destaque vai para o representante da Direcção Regional da Agricultura, António Ramalho, Daniel Bessa e Carlos Melo Brito, da Escola de Gestão do Porto (EGP), o advogado Pedro Sousa e Silva e Edite Azenha, vice-presidente do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV).

Daniel Bessa vai apresentar os resultados de um estudo realizado pela Escola de Gestão do Porto sobre as empresas do Norte do País. Esta investigação, cujo objectivo foi o desenvolvimento de acções de diagnóstico, foi feita com base num questionário alargado a centenas de agentes económicos, após uma auditoria detalhada a algumas dezenas.

Carlos Melo e Brito, da EGP, debate, por sua vez, o enoturismo e as rotas dos vinhos.

Tema central da apresentação de Pedro Sousa e Silva será a negociação com a distribuição moderna. O advogado apresentará os resultados de um estudo sobre as regras que devem existir no relacionamento entre os produtores de vinhos e os compradores das grandes superfícies.

No final, Edite Azenha, vice-presidente do IVV, dirige a temática dos novos apoios financeiros à promoção em mercados externos.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa AGRIS, um projecto de 100.000 euros, financiado totalmente pelo Ministério da Agricultura, que se baseia em acções relacionadas com a análise, estudo e compreensão do sector vitivinícola, sempre com o objectivo de desenvolver as empresas de vinhos do norte do País.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *