FMCG Marcas

ASAE estuda alimentos perigosos

Por a 19 de Junho de 2008 as 2:00

asae.jpgA Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a estudar todos os alimentos que podem ser mais perigosos para a saúde. O objectivo é intensificar a fiscalização sobre os mesmos, minimizando os perigos para o consumidor.

Em testes já efectuados ao pescado, os especialistas detectaram elevadas quantidades de mercúrio em espadartes e atuns, que passarão a estar na mira da autoridade.

Uma vez que não é possível fiscalizar tudo, os técnicos da ASAE estão a analisar circuitos de produção e comercialização alimentar para avaliar os riscos dos principais grupos dos alimentos consumidos em Portugal.

«Queremos ajustar os programas de controlo aos alimentos com maiores riscos para diminuir os perigos. A ASAE quer pôr em prática medidas que garantam um risco o mais baixo possível. Queremos localizar os pontos que poderão ser mais críticos, para fazer uma fiscalização mais apertada, mas também para avançar com acções pedagógicas junto dos consumidores e entidades envolvidas», afirmou Manuel Barreto Dias, director científico da ASAE e responsável pelo estudo, ao Diário de Notícias.

A equipa já seleccionou os quatro grupos mais problemáticos: ovos e carne de aves, leite e produtos lácteos, carnes de bovino e suíno e pescado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *