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Sabores gourmet

Por a 17 de Junho de 2008 as 17:30

cascajares

A Cascajares introduziu no mercado nacional novos produtos para o canal Horeca e tem em vista novidades para a grande Distribuição. O jornal Hipersuper foi conhecer a empresa que distribui em Portugal esta e outras marcas de produtos gourmet espanhóis.

Pela mão da Sabores Ibéricos, a Cascajares introduziu em Portugal novos artigos de quarta e quinta gama. Palitos de morcela, maçã reineta ou chouriço e ovos, rabo de boi confitado e bolos de massa de filó com capão, pinhões e passas, são as novas ofertas que se juntam à panóplia que compõem a gama da empresa especializada em refeições de confecção rápida à base de carne, assim como de molhos e conservas gourmet.

O Horeca é o canal por excelência da Cascajares, no entanto a marca também trabalha com a Distribuição Moderna. “Na área das conservas temos apresentações para loja, em formatos mais pequenos”, afirma Susana Protásio, responsável pela Sabores Ibéricos. Na área dos congelados, ainda não marcam presença nos lineares, no entanto estão a negociar com a Makro uma apresentação “em tamanho profissional, com uma imagem especifica para esse canal”.

Estão também a desenvolver produtos próprios para livre-serviço. “É um kit gourmet que fornece informação e instrumentos para terminar o prato. Em Espanha, a novidade já estará no mercado dentro de um mês, por cá demorará mais um pouco uma vez que Susana Protássio quer adaptar o conceito à realidade portuguesa.

Produtos únicos
As soluções da Cascajares têm um papel importante no negócio da Sabores Ibéricos, empresa que comercializa produtos ibéricos de qualidade a preços competitivos, mas a sua oferta é bastante mais alargada. O ano de 2001 marcou o nascimento da companhia, que começou por ser um clube de vinhos que procurava ter uma oferta ibérica. Um ano depois, “começámos a trabalhar na Distribuição e a ter uma atitude de empresa”, sublinha Susana Protássio. O lema é apenas comercializar produtos que gostam, com forte carácter de inovação.

À parte da Cascajares e dos vinhos, a Sabores Ibéricos trabalha vários outros produtos espanhóis, sempre com uma componente única. Queijo com denominação, caviar, enchidos de veado e javali, escamas de sal e azeite em spray são apenas alguns dos artigos que se podem encontrar nas lojas gourmet e nos supermercados.

“Às vezes é difícil convencer a grande Distribuição a trabalhar estes produtos. Porque não têm grande rotação, acabam por aumentar o número de referências e a rentabilidade não é muito significativa”, queixa-se. “Quando entro na grande Distribuição digo sempre que não me peçam campanhas, nem descontos, não vou vender camiões, não tenho margens para assumir isso, mas ofereço algo que falta: diversidade, inovação, produto de luxo que enche o olho”, explica a responsável.

Susana Protássio aponta o dedo aos sectores gourmet das insígnias, acusando-os de terem falta de critério na escolha dos produtos que colocam à venda. “Usam as lojas gourmet como uma forma de publicidade”, afirma, referindo que os seus clientes gourmet são os talhos.

A exportação dos produtos tradicionais portugueses é uma componente forte do seu negócio. Suíça, França e Alemanha são os países com quem mais trabalham. Curiosamente, Espanha não é um destino determinante, uma vez que é difícil concorrer com a indústria alimentar do país vizinho. Queijo da Ilha e a doçaria tradicional nacional, como Castanhas de Arouca, Brisas do Lis ou Pão de Rala, são os produtos mais exportados. A Sabores Ibéricos trabalha também a área das embalagens para oferta e na organização de eventos.

Beleza com sabor a vinho
Nem só de artigos alimentares e vinho vive a Sabores Ibéricos, a companhia comercializa produtos de beleza elaborados à base de vinho da Emina. Aproveitando um financiamento, a marca desenvolveu uma linha de cosmética tendo em conta o efeito antioxidante do vinho. “Temos posto à venda mais nas lojas de vinho do que nas de cosmética. As pessoas compram mais por ser engraçado do que por estar à frente em termos de efeito”. Além disso, torna-se complicado concorrer com marcas de cosmética, que têm grandes grupos a defendê-las, refere. A gama inclui uma linha de senhora, unissexo, e masculina e os preços variam entre os 8 e os 30 euros.

Caviar de luxo
Um dos produtos mais elitistas da Sabores Ibéricos é o caviar de Esturjão produzido na Sierra Nevada. Pela módica quantia de cerca de 600 euros por 200 gramas, a companhia consegue fazer chegar o produto a Portugal 24 horas após ser extraído. “Esses só vendo ao russo do Chelsea (Roman Abrahmovic) quando ele cá vem, é um cliente único que temos, porque tem um preço descabido”, explica Susana Protássio.

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