FMCG Marcas

Wahaha rompe com Danone

Por a 29 de Maio de 2008 as 2:00

Danone caça talentos

O grupo chinês produtor de bebidas Hangzhou Wahaha, parceiro da multinacional francesa Danone na China, decidiu, após anos de disputas legais, romper definitivamente a joint-venture, adquirindo a firma até agora de capitais mistos, avança o jornal “Shanghai Daily”.

Segundo avança o diário, a Wahaha espera alcançar um acordo relativamente ao preço a pagar à Danone, afirmando o presidente da companhia chinesa, Zong Qinghou, que “a Danone exige um preço demasiado alto”, rondando valores entre os 800 milhões e 1,7 mil milhões de euros. Zong rejeitou, contudo, avançar publicamente com um preço para a saída da Danone.

De referir que a Wahaha e a Danone encontram-se numa disputa legal sobre os direitos da marca Wahaha, avançando Zong que a Danone apresentou no início da joint-venture um plano para comprar algumas filiais da Wahaha, acusando a multinacional francesa de esta estar a preparar uma OPA hostil.

Em resposta, a Danone afirmou que a Wahaha estava a comercializar produtos idênticos aos da joint-venture formada pelas duas entidades, competindo assim directamente no mercado com os produtos fabricados conjuntamente, violando, assim os acordos pré-estabelecidos.

Em Junho de 2007, a Comissão de Arbitragem de Hangzhou reconheceu o grupo chinês como proprietário legal da marca fabricada pela joint-venture, veredicto que a Danone classificou de “ilegal e incorrecto”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *