FMCG Marcas

IBM combate crise do arroz

Por a 23 de Maio de 2008 as 2:00

arroz.jpg

A IBM e investigadores da Universidade de Washington lançaram recentemente um novo programa para desenvolver estirpes de arroz que possam produzir melhores cultivos, resultando em colheitas mais nutritivas.

A iniciativa “Arroz Nutritivo para o Mundo” irá estudar o arroz a um nível proteico e, em seguida, combiná-lo com as técnicas tradições de produção utilizadas pelos agricultores.

De acordo com Robert Zieglier, director-geral do International Rice Research Institute, instalado nas Filipinas, “enquanto não se encontram soluções definitivas, a produção de arroz pode ser revitalizada com a ajuda das novas tecnologias. E é por isso que a comunidade mundial deve investir agora e por muito tempo”.

A World Community Grid irá executar um programa de modelagem tridimensional criada por biólogos informáticos na Universidade de Washington, para o estudo da estrutura das proteínas que compõem os grãos de arroz. A investigação irá permitir identificar a função dessas proteínas e distinguir as que podem ajudar a produzir mais arroz, a afastar as pragas, a resistir a doenças, ou a deter mais nutrientes. No final, este projecto permitirá criar o maior e mais completo mapa das proteínas do arroz e das suas funções, ajudando os agricultores a precisar quais plantas deverão ser seleccionadas para o cultivo, de forma a obter melhores colheitas.

“Este projecto poderá, em última análise, ajudar agricultores de todo o mundo a melhor planearem as suas culturas e a contribuírem desta forma para a diminuição da fome no mundo”, concluiu Stanley Litow, vice-presidente da Corporate Citizenchip and Corporate Affairs e presidente da IBM International Foundation.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *