Distribuição

Pingo Doce penalizado com abertura do comércio ao Domingo

Por a 12 de Maio de 2008 as 2:00

ed_168_dist_jm

A Sonae Distribuição é a empresa que mais poderá beneficiar da eventual abertura dos estabelecimentos comerciais com mais de dois mil metros quadrados nas tardes de domingos e feriados. Os hipermercados constituem 40% das receitas do grupo liderado por Nuno Jordão, alertou o Iberian Daily, pelo que a medida de alargamento dos horários poderá ter um efeito positivo de 5%.

Quanto à Jerónimo Martins, as perspectivas são menos positivas, uma vez que o actual parque privilegia os formatos mais pequenos, caso do Pingo Doce. O impacto é «difícil de quantificar», mas terá certamente «efeitos mais limitados». As lojas mais pequenas podem ser ligeiramente afectadas com a alteração à legislação, conclui o diário.

Os analistas do BPI (Banco Português de Investimento) são mais prudentes. Alertam para o facto da medida não estar enraizada no estilo de vida dos portugueses e de não haver ainda uma decisão política. «O processo deverá ainda demorar bastante tempo até estar concluído».

No dia 5 do presente mês, a Assembleia da República baixou à comissão da especialidade a proposta do Partido Social Democrata (PSD) sobre os horários do comércio nas grandes superfícies, por um período de 60 dias.

O projecto-lei do maior partido da oposição defende em traços gerais serem as autarquias a decidir sobre os horários de funcionamento das grandes superfícies comerciais, pela «proximidade e conhecimento directo» que têm da realidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *