Não Alimentar

Vidro: Barbosa&Almeida torna-se 2º maior grupo ibérico

Por a 9 de Abril de 2008 as 2:00

unicerCaso a operação receba luz verde das autoridades da concorrência, a Barbosa & Almeida (B&A) tornar-se-á o segundo maior grupo ibérico no sector vidreiro, com a compra da Sotancro, depois da Saint-Gobain. As empresas chegaram a acordo na semana passada mas ainda não é público o montante do negócio nem o capital envolvido na operação. No entanto, sabe-se que a Sotancro alcançou um volume de negócios próximo dos 66 milhões de euros em 2007.

A B&A produz embalagens de vidro para as indústrias farmacêuticas e de cosmética em quatro fábricas: duas em Portugal, em Avintes e Marinha Grande, e outras tantas em Espanha, sedeadas na Extremadura e Leon. Já o core business da Sotancro é o fabrico de vidro para os industriais dos sectores bebidas e alimentar. O grupo detém duas unidades fabris no mercado ibérico: uma na Amadora e outra localizada na Galiza.

Ou seja, a oferta complementa-se. «A Sotancro tem muitos clientes que não são nossos. Perto de metade das vendas da Sotancro são feitas fora da Península Ibérica, no resto do Mundo, e tem uma oferta de produtos complementar», sublinhou Carlos Moreira da Silva, um dos maiores accionistas e presidente da B&A, em entrevista ao Jornal de Negócios. Quanto à B&A, cerca de 60% da facturação, que registou 234,5 milhões de euros, é feita em Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *