Distribuição

APED: solução para horários do comércio chega no Verão

Por a 8 de Abril de 2008 as 2:00

comercio a retalhoA Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) está confiante que no final do primeiro semestre sairá a solução para liberalizar os horários do comércio com mais de dois mil metros quadrados.

Em entrevista ao semanário Expresso, Luis Vieira e Silva, presidente da APED, revelou que a proposta da associação para o projecto-lei dos sociais democratas encontra-se na recta final de execução. O PSD quer atribuir as competências de regulamentação às autarquias. «Um caminho possível», reconhece a APED, mas não o melhor. «Preferíamos que houvesse uma decisão central de liberalização dos horários». Actualmente, são 149 as lojas impedidas pela legislação em vigor de abrir portas aos domingos e feriados à tarde.

As taxas cobradas pela Unicre para as transacções com cartão também estão na ordem de trabalhos da APED. Luis Vieira e Silva garante serem as mais elevadas da Europa: a Unicre cobrou 73 milhões de euros às empresas de distribuição em 2007, «um excesso de 40 milhões de euros face aos valores europeus de concorrência». A APED apresentou queixa junto da Autoridade da Concorrência (AdC) há quatro anos, mas como não obteve resposta ambiciona agora reunir com o novo presidente da AdC, Manuel Salgado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *