FMCG Marcas

Exportação espanhola de presunto cresce 10%

Por a 4 de Abril de 2008 as 2:00

presunto.jpg

Segundo dados dos Consorcio del Jamón Serrano, elaborados a partir do relatório de um relatório do departamento aduaneiro espanhol, a exportação de presunto – jamón serrano – registou um crescimento 10% em 2007, atingindo as 22,4 mil toneladas, com um valor estimado de 195 milhões de euros, correspondendo a 8,7 euros por quilo.

Em valor, as exportações cresceram 16%, enquanto o preço médio do produto registou uma subida de 5%.

Estes dados, revela o Consórcio, indicam que se exportaram cerca de quatro milhões de peças, tendo em conta que a exportação abrange tanto presuntos inteiros (à peça) como outros formatos, ou seja, desossados e fatiados.

De acordo com os dados avançados pelo Consorcio del Jamón Serrano, os números referentes à exportação representam praticamente 10% da produção nacional espanhola, aparecendo a União Europeia como principal destino do presunto de “nuestros hermanos” com uma quota de 84,6% (18,96 mil toneladas), enquanto o comércio extra-comunitário alcançou um volume de 3,46 mil toneladas.

Por países, destaque para a França, Alemanha e Portugal que seguem a ser os principais importadores do presunto espanhol, sendo que fora do espaço comunitário Andorra, EUA e Japão lideram as importações, prevendo o grupo que mercados abertos durante o ano de 2007 – China, Índia, Malásia, Austrália ou Nova Zelândia – se possam desenvolver rapidamente.

Sob a marca do Consorcio del Jamón Serrano foram comercializadas mais de 597 mil peças, correspondendo praticamente a 3,4 mil toneladas, com um valor estimado de 30 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *