Distribuição

Vendas Metro aumentam 10%

Por a 31 de Março de 2008 as 2:00

metro

O grupo alemão Metro registou um aumento de 10,4% nas vendas no exercício de 2007, atingindo os 64,337 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 6 mil milhões de euros face a período homólogo.

Por insígnia, a Metro/Makro Cash&Carry registou uma subida de 6% no volume de vendas, atingindo os 31,7 mil milhões de euros, mantendo, assim, a liderança destacada nas contas do retalhista alemão, detendo, no final de 2007, 615 lojas e 4,9 milhões de m2 de área de venda.

O maior destaque vai, no entanto, para a operação da Real, registando um crescimento de 25,4% nas vendas, ultrapassando os 11 mil milhões de euros, com 434 lojas e 3,1 milhões de m2 de área de venda.

Desempenho positivo teve, também, a Media Markt/Saturn, crescendo 13% para 17,1 mil milhões de euros, constituindo esta o grupo de insígnias com maior número de lojas (702 unidades), apesar de em termos de área de venda esta seja a terceira com 2,2 milhões de m2.

Descida apresentaram as Galeria Kaufhof, tendo decrescido 1,5% nas vendas para 3,556 mil milhões de euros.

Quanto à distribuição das vendas do grupo Metro, 40,9% da facturação do retalhista alemão é realizada na Alemanha, aparecendo a Europa Ocidental com um peso de 31,9%, seguida da Europa de Leste com 24,4%, representando as operações na Ásia/África 2,8% no volume de negócio global.

No que diz respeito à operação portuguesa da Metro, o grupo não avança com o volume de vendas, divulgando somente o número de lojas que detém no mercado nacional, tendo passado de 14 para 17 lojas. O universo do retalhista alemão só conheceu, de resto, evolução no que diz respeito à operação da Media Markt, tendo inaugurado 3 lojas no ano 2007, passando de 4 para 7 unidades, mantendo as 10 lojas Makro.

Em relação ao investimento, o grupo alemão anunciou um desinvestimento de 800 milhões de euros face a período homólogo, totalizando 2,2 mil milhões de euros, recebendo a operação da Metro/Makro a maior fatia com 859 milhões de euros, seguida da Media Markt/Saturn com 463 milhões.

Para 2008, os responsáveis do grupo avançam com previsões de crescimento na ordem dos 6%, salientando Eckhard Cordes, CEO do grupo Metro, que «os investimentos irão manter-se na linha dos efectuados em 2007», embora reconheça que o foco principal do retalhista alemão vá para «a expansão internacional do negócio», concluindo ainda esperar inaugurar, durante 2008, mais 40 Metro/Makro cash&carry, 15 lojas Real e mais de 70 Media Markt.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *