Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Frio a todo o vapor

Por a 28 de Março de 2008 as 2:00

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Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo referente ao frio na secção “Tec&Log”. A nova legislação e as exportações permitiram aos industriais do frio ganharem novo fôlego para salvar o sector da competitividade dos mercados orientais. Apesar do dinamismo comercial que o sector registou nos últimos anos, Portugal continua a revelar-se um País pequeno para as empresas com metas de crescimento ambiciosas.

Na secção “Distribuição”, destaque para o mais recente relatório da Deloitte – Global Powers of Consumer Products Industry – em que são analisadas as 250 maiores empresas mundiais de produtos de consumo. Tendo registado 2,65 triliões de dólares em vendas, só o Top 10 é responsável por mais de um quarto destas vendas, sendo o ranking composto maioritariamente por empresas norte-americanas.

Ainda na “Distribuição”, entrevistámos José António Rousseau, autor do livro “Manual de Distribuição”. Dez anos após a primeira edição, o actual director-geral da APED volta a dar à estampa o “Manual de Distribuição”, agora enriquecido com reportagens e um CD.

No “Alimentar”, o Jornal Hipersuper esteve presente no VII Seminário da CNL (Comité Nacional do Leite). O cenário vivido durante o encontro do sector lácteo português deixa adivinhar o descontentamento da parte dos produtores face à actuação do ministro.

Também no “Alimentar”, entrevistámos Nuno Pires, director da Essência do Vinho, que após a realização das Essências – do Vinho e Gourmet – na cidade do Porto, desce agora a Lisboa para trazer o peixe à capital com a realização do “Peixe em Lisboa”, evento a decorrer entre 5 e 13 de Abril no Terreiro do Paço.

No “Não Alimentar”, fomos à apresentação dos resultados e estratégia futura do AKI. Os objectivos estão traçados: abrir 10 lojas em Portugal durante 2008, bem como apontar baterias ao segmento feminino (decoração) e aos jovens casais.

Ainda no “Não Alimentar”, a GfK analisa o mercado das Máquinas de Lavar. Tantos as máquinas de lavar roupa como as de loiça demonstraram performances positivas em 2007. Enquanto as primeiras cresceram 8% em valor, as máquinas de lavar loiça viram as vendas subir 7% em volume e 8% em valor.

Nas “Bebidas”, entrevistámos o director-geral da Mineraqua Portugal, Jorge Henriques, que nos confidenciou na Alimentaria de Lisboa que o grande objectivo da empresa passa por expandir o negócio da Água Castello a algumas regiões de Espanha. Além disso, a aposta no futuro próximo, vai para o relançamento de Bubbles.

A TNS analisa o mercado dos sumos e néctares para a secção de “Bebidas”. A descida dos refrigerantes é apontada pela consultora como uma oportunidade para os sumos e águas. Além disso, a TNS salienta também que, com a recente compra da Compal, a Sumolis poderá atingir, tendo em conta o mercado de 2007, uma quota conjunta total de 65,3%.

Para finalizar a secção de “Bebidas”, fomos falar com a Diageo, mais concretamente, com Benjamim Abecassis, assistant brand manager de Baileys, a propósito do primeiro aniversário do Baileys Flavours.

Nos “Vinhos”, além de darmos a conhecer a última análise da AC Nielsen referente ao mercado dos vinhos, dando a liderança à região do Alentejo, fomos “descobrir” um novo produtor das Terras do Sado, Monte das Soberanas. Apesar de ser um projecto recente, Franklim Ferro Jorge, proprietário e produtor das Soberanas, já viu dois néctares entrarem no topo dos vinhos nacionais. Qualidade é palavra fundamental e surpresas só virão se esse conceito for garantido, podendo avançar para a produção de um novo tinto ou mesmo de um branco.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Oportunidade em tempo de crise”, de Luís Ferreira (Personal Value), “As marcas próprias e a sua qualidade”, de Joaquim Dias (GCT), “A evolução do vinho em Portugal – Parte I”, de Manuel Rocha (PortuVinus), “Digital Signage: a localização é rainha”, de Carlos Leitão (Sony Portugal), “A sua empresa está bem preparada para enfrentar a crise económica global?”, de Rui Ferreira (Rangel/FedEx), e “O mercado do retalho/moda – desafios e estigmas”, de Tânia Coelho (Hays Portugal).

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

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