Distribuição

Carrefour condenado em França

Por a 27 de Março de 2008 as 2:00

carrefour.jpg

A empresa Interidis, pertencente ao grupo Carrefour, foi condenada pela tribunal de Caen (França) a indemnizar em 1 milhão de euros a Federação Nacional dos Produtores e Legumes (FNPL) por danos e prejuízos causados pelo sector de hortaliças devido a práticas comerciais irregulares do Carrefour que, em 2000 e 2001, pretendeu impor aos fornecedores contratos específicos de prestação de serviços.

Trata-se de uma sanção por prática de denominadas “marges arrière” que consistem no facto da empresa distribuidora obrigar o fornecedor a pagar comissões por serviços como promoção no ponto de venda ou colaboração comercial que, teoricamente, são da responsabilidade da cadeia retalhista.

As “marges arrière”, refere o tribunal, distorcem o conhecimento das verdadeiras margens comerciais e permitem, nalguns casos, vendas com perdas encobertas.

Esta decisão não, contudo, a primeira, conhecendo-se precedentes, tais como multas a outras empresas de distribuição alimentar, como o grupo Leclerc ou System-U.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *